Notícias

Fundação da AEL Ariano Suassuna

A mais recente Academia é constituída por 60 alunos.

Publicado em: 08/08/2017 15h42 | Atualizado em: 30/11/2020
ael_suassuna_740_x_430.jpg

No dia 30 de setembro aconteceu, na Academia Paulista de Letras, a fundação da 31ª Academia Estudantil de Letras – AEL Ariano Suassuna. A cerimônia de fundação teve como protagonistas principais os 60 alunos participantes da nova Academia do Projeto AEL.

No início, o Professor Victor Silva Rodrigues, mestre de cerimônia e também Coordenador de Estudos Literários e das Atividades de Teatro da AEL, chamou ao palco o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, que falou sobre a importância do Projeto das Academias de Letras na Rede e da leitura, na vida de todos.

Claudia Maria da Silva Lourenço, Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Claudia Bartolomazi, pertencente à Diretoria Regional de Educação de Guaianases, falou sobre a implantação do Projeto AEL na escola e do movimento que ela gerou.

Após a execução do Hino Nacional e a declaração oficial da Fundação da AEL Ariano Suassuna, as Professoras Coordenadoras do Projeto, Erenice Heredia, Nilda Conrado de Paula, Núbia Chrispiniano Rocha e Suzana Marcelino foram convidadas para compor à mesa.

Em continuidade, os cinco alunos, membros suplentes, e os 15 alunos titulares (do Ciclo Autoral) que tomaram posse foram chamados para receber o certificado e a capinha preta, cor escolhida pela escola para representar a AEL Ariano Suassuna. A mais recente Academia é constituída por 60 alunos. Veja a relação completa aqui.

Interesse pela Cultura – O aluno, Luka Guilherme da Silva Navarro, representante da cadeira número 1, de Ariano Suassuna, fez o juramento seguido por todos os titulares. Ele declarou, após o evento terminar, que a partir da implantação da AEL na escola, começou a ler mais, se interessar pela cultura do Nordeste através da peça “O Auto da Compadecida” e se apaixonou pelos livros do patrono da AEL.

A mãe do aluno Luka, Marcela, que tem três filhos e um sobrinho participando do projeto, disse que eles mudaram depois que começarem a frequentar os encontros da Academia. Cresceram como estudante e como seres humanos, disse ela.

Após, o encerramento da Cerimônia de Posse, o cordelista, Josué Gonçalves de Araújo, contou aos presentes sobre a importância da leitura em sua vida e como as histórias de Cordel que sua avó contava para ele, quando criança, foram determinantes para ser tornar escritor desse gênero.

Na última parte do evento, os alunos acadêmicos apresentaram o espetáculo teatral, idealizado pelos Professores Coordenadores do Projeto, “Bar Armorial – Literatura de todas as épocas em um único sonho”.

A peça foi uma viagem ao mundo da Literatura Universal, onde escritores consagrados como: Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Jorge Amado, Carolina Maria de Jesus, Charles Dickens, Willian Shakespeare, Edgard Allan Poe, Fernando Pessoa, Naoko Takeuchi, entre outros têm um encontro marcado em um bar, e todos juntos como em um sonho, apresentaram versos, frases, trechos de suas obras. Esses escritores foram representados pelos alunos acadêmicos que assumiram as cadeiras respectivas.

Para encerrar, o músico Valter Pini, interpretou as músicas “Beija Flor” e “Te ofereço Paz”, com todos os presentes.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores

CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores

Publicado em: 21/02/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425