Notícias

Fundação da AEL Ariano Suassuna

A mais recente Academia é constituída por 60 alunos.

Publicado em: 08/08/2017 15h42 | Atualizado em: 30/11/2020
ael_suassuna_740_x_430.jpg

No dia 30 de setembro aconteceu, na Academia Paulista de Letras, a fundação da 31ª Academia Estudantil de Letras – AEL Ariano Suassuna. A cerimônia de fundação teve como protagonistas principais os 60 alunos participantes da nova Academia do Projeto AEL.

No início, o Professor Victor Silva Rodrigues, mestre de cerimônia e também Coordenador de Estudos Literários e das Atividades de Teatro da AEL, chamou ao palco o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, que falou sobre a importância do Projeto das Academias de Letras na Rede e da leitura, na vida de todos.

Claudia Maria da Silva Lourenço, Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Claudia Bartolomazi, pertencente à Diretoria Regional de Educação de Guaianases, falou sobre a implantação do Projeto AEL na escola e do movimento que ela gerou.

Após a execução do Hino Nacional e a declaração oficial da Fundação da AEL Ariano Suassuna, as Professoras Coordenadoras do Projeto, Erenice Heredia, Nilda Conrado de Paula, Núbia Chrispiniano Rocha e Suzana Marcelino foram convidadas para compor à mesa.

Em continuidade, os cinco alunos, membros suplentes, e os 15 alunos titulares (do Ciclo Autoral) que tomaram posse foram chamados para receber o certificado e a capinha preta, cor escolhida pela escola para representar a AEL Ariano Suassuna. A mais recente Academia é constituída por 60 alunos. Veja a relação completa aqui.

Interesse pela Cultura – O aluno, Luka Guilherme da Silva Navarro, representante da cadeira número 1, de Ariano Suassuna, fez o juramento seguido por todos os titulares. Ele declarou, após o evento terminar, que a partir da implantação da AEL na escola, começou a ler mais, se interessar pela cultura do Nordeste através da peça “O Auto da Compadecida” e se apaixonou pelos livros do patrono da AEL.

A mãe do aluno Luka, Marcela, que tem três filhos e um sobrinho participando do projeto, disse que eles mudaram depois que começarem a frequentar os encontros da Academia. Cresceram como estudante e como seres humanos, disse ela.

Após, o encerramento da Cerimônia de Posse, o cordelista, Josué Gonçalves de Araújo, contou aos presentes sobre a importância da leitura em sua vida e como as histórias de Cordel que sua avó contava para ele, quando criança, foram determinantes para ser tornar escritor desse gênero.

Na última parte do evento, os alunos acadêmicos apresentaram o espetáculo teatral, idealizado pelos Professores Coordenadores do Projeto, “Bar Armorial – Literatura de todas as épocas em um único sonho”.

A peça foi uma viagem ao mundo da Literatura Universal, onde escritores consagrados como: Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Jorge Amado, Carolina Maria de Jesus, Charles Dickens, Willian Shakespeare, Edgard Allan Poe, Fernando Pessoa, Naoko Takeuchi, entre outros têm um encontro marcado em um bar, e todos juntos como em um sonho, apresentaram versos, frases, trechos de suas obras. Esses escritores foram representados pelos alunos acadêmicos que assumiram as cadeiras respectivas.

Para encerrar, o músico Valter Pini, interpretou as músicas “Beija Flor” e “Te ofereço Paz”, com todos os presentes.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211