Notícias

Fundação da 31ª Academia Estudantil de Letras

A nova academia tem como Patrono o escritor Ariano Suassuna

Publicado em: 08/08/2017 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020

ariano_suassuna_740_x_430.jpg

No dia 30 de setembro de 2015, na Academia Paulista de Letras, às 14 horas, acontecerá a fundação da 31ª Academia Estudantil de Letras da Rede Municipal de São Paulo (a 2ª da Diretoria Regional de Educação Guaianases) – AEL Ariano Suassuna – da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profa. Cláudia Bartolomazi, Cidade Tiradentes.

A AEL Ariano Suassuna é composta por 60 acadêmicos, incluindo alunos do Ciclo de Alfabetização, Ciclo Intermediário e Ciclo Autoral.

A posse dos jovens acadêmicos será conduzida pelos professores coordenadores dos estudos literários e coordenadores das atividades artísticas -Nilda Aparecida Conrrado de Paula, Victor Silva Rodrigues, Núbia Chrispiniano Rocha, Erenice Erenita de Paiva Heredia e Suzana da Silva Marcelino.

Em ato solene, 15 alunos (do Ciclo Autoral) tomarão posse de suas cadeiras literárias. Os novos acadêmicos serão chamados, individualmente, para receberem a capinha, o certificado de posse, a medalha e para assinarem o Livro Ata. Logo após, o aluno Luka Navarro, representante da cadeira número 1, de Ariano Suassuna, fará o juramento acadêmico juntamente com todos que tomarão posse.

Os demais alunos acadêmicos serão apresentados e se posicionarão no palco, ao lado dos titulares recém-empossados e será anunciada oficialmente a fundação da nova academia.

Logo em seguida, haverá a apresentação da peça: “Bar Armorial – Literatura de todas as épocas em um único sonho”, pelos alunos acadêmicos, sob a coordenação do professor Victor Silva Rodrigues.

O escritor e poeta Josué Gonçalves de Araújo – cordelista – apresentará a biografia e a obra de Ariano Suassuna, ressaltando “O auto da compadecida”.

Professores que estão em curso de formação para a implementação de uma academia estudantil de letras em suas escolas foram convidados para assistir à cerimônia. Também foram convidadas todas as escolas da DRE Guaianases.

Outras escolas, além da protagonista, comparecerão ao evento. A EMEF Barão de Mauá – DRE Penha – AEL Eva Furnari, a 30ª academia fundada é a convidada especial, pois sempre que uma nova é fundada, a mais recente é convidada para o “Cerimonial das Rosas” – quando o novo acadêmico é chamado para assumir a titularidade, o acadêmico da escola mais recente sobe ao palco e lhe entrega uma rosa, como forma de acolhimento, representando todas as demais academias.

Para finalizar o evento, o músico Válter Pini conduzirá duas apresentações: “Beija-flor” (cantada pelo grupo e encenada pelos acadêmicos do Ciclo de Alfabetização) e “Te ofereço Paz” (cantada por todos os acadêmicos de todas as escolas presentes).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210