Notícias

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Participaram do evento equipes gestoras de escolas da região e servidores da DRE

Publicado em: 26/06/2025 13h58 | Atualizado em: 26/06/2025

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã promoveu o  “1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã – Um espaço de diálogo, aprendizado e reflexão sobre a relevância do tema e o compromisso com uma sociedade mais justa”. A ação aconteceu no começo de junho, no auditório da própria DRE. 

Organizado pelo Comitê de Combate ao Racismo Institucional da DRE Butantã, o evento reuniu equipes gestoras das escolas da região e servidores da Diretoria. O encontro foi um importante espaço de diálogo reforçando o compromisso da Rede Municipal com a luta antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o Fórum, os participantes acompanharam a fala de especialistas convidados. Keila da Silva Santos Rodrigues, Doutora e Mestre em Educação pela UNIFESP, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFSCar e Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da DRE Butantã. Ela fez um resgate histórico sobre a construção do racismo no Brasil com foco nas implicações para a  educação. 

Já o advogado Jonathan Marques Queiroz da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Caieiras e ativista dos direitos da população negra explicou sobre as diferenças entre racismo e injúria racial, além de abordar o contexto histórico e legal que envolve o tema.  O racismo está previsto na Lei nº 7.716/1989, a qual define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, enquanto a injúria racial está tipificada no Código Penal Brasileiro.

Conheça a página da DRE Butantã.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes Da Emef Josué De Castro Visitam O Ceagesp

Imprensa jovem da EMEF Prof. Josué de Castro visita o CEAGESP

Publicado em: 26/06/2025 4h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Emef Cecííla Projeto Bairro Da Gente

Estudantes da EMEF Cecília Morais de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo

Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Emef Philó Gonçalves Dos Santos Desenvolve Projeto Que Une Natureza E Cultura

Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves dos Santos une educação ambiental e cultura

Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Kit Material E Uniforme

Pesquisa aponta expansão de 67% de pontos de lojas credenciadas para venda de kit escolar e uniforme

Publicado em: 25/06/2025 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.532