Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Diversas pessoas em uma placo de teatro - algumas delas é possível verificar visualmente que possuem deficiência_ Brincar Também

‘Vem Brincar Também’ celebra semana do Dia das Crianças com brincadeiras inclusivas nos CEUs

Publicado em: 06/10/2022 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF em Itaquera utiliza Parque do Carmo como cenário pedagógico

EMEF em Itaquera utiliza Parque do Carmo como cenário pedagógico

Publicado em: 05/10/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Mutirão para reconhecimento de paternidade

CEU Inácio Monteiro recebe Mutirão de Paternidade

Publicado em: 04/10/2022 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma garota usando microscópio, ao lado a logomarca do Projeto Futuras Cientistas

Programa Futuras Cientistas recebe inscrições de alunas e professoras até 10 de outubro

Publicado em: 04/10/2022 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes de Academias Estudantis de Letras homenageiam a escritora Marina Colasanti

Estudantes de Academias Estudantis de Letras homenageiam a escritora Marina Colasanti

Publicado em: 04/10/2022 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.286