Formação em Tecnologia estimula aulas de robótica na Rede Municipal

Cerca de 150 professores ingressantes passaram por formação

Publicado em: 15/04/2019 13h33 | Atualizado em: 30/11/2020

Curso POIE_740x430-1.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através Coordenadoria Pedagógica (COPED) e do Núcleo Técnico de Currículo, realizou nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), o curso Formação de Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) Ingressante, no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Cerca de 150 professores participaram do evento.

A primeira parte do curso contou com uma palestra, que abordou desde o panorama histórico da Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, passando pelas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo da Cidade.

Curso POIE_740x430 2-1.jpg

Num segundo momento, os participantes dividiram-se em pequenos grupos para escolher uma metodologia de aprendizagem (Investigativa, do Fazer e Refazer, de Jogos e Gamificação e de Projetos) e propuseram uma atividade prática.

Entre as ideias que surgiram está o projeto “Mão Robótica”, onde a proposta era mostrar a introdução à Robótica iniciando com matérias não estruturadas, como papelão, barbante e canudo de refrigerante até chegar aos kits de Robótica.

Para o professor Alessandro Bastos, a troca de experiências fortalece o processo de aprendizagem em sala de aula. “Essa formação traz um leque de possibilidades porque aproxima os POIEs das diferentes Diretorias Regionais e a gente fica conhecendo a ideia dos outros”, falou Bastos.

Curso POIE_740x430 1-1.jpg

O mesmo sentimento de troca de experiências foi compartilhado pela professora Débora Lia Minematsu. “Hoje, a gente tem um encontro maior com POIEs que estão ingressando e uma troca de ideias e dúvidas que são de todos. Com os meus alunos, estou basicamente trabalhando com jogos de vídeo game, algo que eles gostam muito”, destacou a professora.

Já a professora Selma dos Reis Miguel, lembrou a importância da formação para ser aplicada em sala de aula. “Eu acho muito importante essa formação pra gente ir se depurando, levando para a escola o trabalho que a gente está fazendo. Tudo o que a gente aprende aqui, a gente está levando para a escola para ajudar na formação dos alunos, na nossa própria formação, tirando as nossas dúvidas para gente saber como está trabalhando na escola”, finalizou Selma.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs