Notícias

Final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM celebra cultura hip-hop e protagonismo da juventude

Evento acontece na sexta-feira (28) no CEU Rosa da China e reunirá estudantes e artistas de diversos territórios

Publicado em: 27/11/2025 10h20 | Atualizado em: 27/11/2025

 

Fotografia com o fundo listrado em cinza e o texto em laranja e azul 1ª Edição do FEBRES - Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e Slam.

O CEU Rosa da China será palco de uma celebração da potência da cultura hip-hop e da voz e criação poética da juventude com a final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM (FEBReS) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, realizada pela Divisão de Cultura (DIAC/COCEU), que acontece na sexta-feira (28).  

O evento é aberto para toda a comunidade e se apresentam os estudantes e artistas classificados nas etapas regionais que aconteceram em outubro deste ano. As apresentações devem ser de autoria própria, sem acompanhamento musical e poderão ser lidas ou decoradas. Cada participante terá até 3 minutos para se apresentar. 

O festival traz na sua primeira edição para o centro da cena o SLAM como modalidade competitiva principal, além das Batalhas de Rima. O FEBReS é um convite para celebrar a potência da linguagem, da poesia, da performance e das culturas periféricas e suas expressões criativas, promovendo a troca de saberes e a valorização da palavra como ferramenta de transformação. 

A proposta é garantir que estudantes da Rede Municipal de Ensino vivenciem experiências com a literatura falada e a criação poética, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de leitura, expressão oral, protagonismo e cidadania.  

A final contará com quatro categorias voltadas para estudantes divididas de acordo com as faixas etárias. Confira os finalistas de cada categoria: 

Estudantil I: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 

  • Giovana Leite Magalhães – EMEF Mário Lago 
  • Levi Gomes Santos (Levi Gomes) – CEU EMEF Conceição Aparecida de Jesus 
  • Mariana Freitas De Almeida – EMEF SGT Antonio Alves Da Silva 
  • Lourdes Maria Oliveira Da Silva – EMEF Duque De Caxias 

Estudantil II: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental  

  • Lara De Gois Oliveira – EMEF Milena Benedicto 
  • Nicolle De Carvalho Mattos De Jesus – EMEF Prof. Mailson Delane 
  • Ana Julia Pereira Dantas Da Silva (Anju) – EMEF 8 De Maio 
  • João Pedro Silva – EMEF Vila Do Sol 
  • Richard Lourenço Angelo – EMEF Dr Afânio De Mello Franco 

Estudantil III: 1º ao 3º ano do Ensino Médio; 

  • Rebeca Vitória Correa Menezes – EMEFM Antonio Alves Veríssimo 
  • Lívia Dos Santos – EMEF Vianna Moog 

Estudantil Libras: estudantes surdos da RMESP; 

  • Alice Sales Aragão – EMEBS Mario Pereira Bicudo 
  • Guilherme Magalhães Lopes – EMEBS Mario Pereira Bicudo 
  • Vitoria Rodrigues Nunes – EMEBS Mario Pereira Bicudo 
  • Ana Julia Jorge Dos Santos – EMEBS Mario Pereira Bicudo 
  • Gustavo Magalhães Lopes – EMEBS Mario Pereira Bicudo 

Para o público geral serão duas categorias livres. Uma para participantes a partir de 15 anos sem vínculo escolar e uma para o público surdo com performances em Libras. Os vencedores de cada categoria receberão troféus ou medalhas, e todos os participantes receberão Certificado de Participação, emitido pela Comissão Organizadora do Festival.  

As Unidades Educacionais dos estudantes vencedores das categorias estudantis receberão uma vivência na linguagem do Slam com os coletivos Slam da Guilhermina ou Slam das Manas em Libras, além da participação em eventos desta Secretaria. 

Serviço 

Final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM 

Data: 28/11 

Horário: 09h às 15h  

Local: CEU Rosa da China – R. Clara Petrela, 113 – Jardim Sao Roberto, São Paulo – SP 

Leia também:

Rede Municipal de Ensino realiza a 1ª Edição do Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e SLAM (FEBReS) 2025

Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656