Festival de Rugby reuniu cerca de 400 estudantes no CEU Três Pontes

Cerca de 400 crianças participaram de atividades esportivas simultâneas

Publicado em: 12/03/2020 16h34 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem do Festival de Rugby que reuniu cerca de 400 estudantes no CEU Três Pontes.

O dia estava ensolarado quando centenas de crianças desembarcavam dos ônibus em frente ao Centro Educacional Unificado (CEU) Três Pontes, que fica no Jardim Romano, região leste da capital, para participarem da primeira edição do Festival de Rugby promovido numa parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Hurra, uma associação sem fins lucrativos que atua desde 2010 em escolas da rede pública utilizando o esporte como ferramenta de educação de valores de cidadania.

Este ano o Festival homenageou o Dia Internacional das Mulheres com o tema “Rugby para Equidade de Gênero”. A Coordenadora Geral da Hurra, Priscila Lourenço, explica que o grande objetivo é conscientizar meninas e meninos sobre os processos de socialização de gênero apoiando e ampliando a participação feminina em atividades esportivas. “Estes Festivais são encontros esportivos e socioeducativos com todos os alunos do projeto, e queremos que a experiência seja prazerosa”, disse.

“O esporte no CEU é muito importante para mostrar para as crianças e adolescentes um novo olhar sobre a sociedade e também na extensão da jornada educativa”, disse Angela Fonseca, Gestora do CEU Três Pontes, destacando o tema do evento sobre a equidade entre os gêneros “Não é só igualdade. A equidade equilibra as relações de gênero”, concluiu.

As meninas e os meninos que participaram do evento são oriundos das turmas do projeto Inspira – Embaixadores do Esporte, realizado em 36 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da cidade de São Paulo e atende, aproximadamente, 3.900 crianças de 8 a 16 anos de idade e capacitou mais de 700 professores da Rede Municipal de Ensino.

Os estudantes foram divididos em grupos e participaram de atividades esportivas simultâneas como o dodgeball, jogo dos passes com a bola de rugby, ninho de bolas e educação financeira. Ao final, todos receberam medalha pela participação.