Notícias

Festival de Mancala Awelé reúne estudantes da Rede Municipal

Evento é a final dos torneios que aconteceram nas 13 Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 28/08/2019 19h20 | Atualizado em: 30/11/2020

festivaldemancaladestaque_740x430.jpg

Cerca de 800 estudantes da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de participar, nesta terça (27) e quarta-feira (28), do IV Festival Municipal de Mancala Awelé – 2019. O evento aconteceu no salão social do Clube Esperia e propiciou momentos de interação e disputa entre crianças, jovens e adultos melhores classificados nas regiões em torno do jogo de tabuleiro de matriz africana. Os dez melhores classificados em cada categoria receberam medalhas.

O festival tem o objetivo de destacar a importância de se utilizar o jogo Mancala Awelé como recurso de ensino nas diversas áreas do conhecimento, por meio da interdisciplinaridade, dando enfoque aos aspectos culturais e filosóficos em sua origem e promover atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo, ampliando o tempo de permanência na escola.

No primeiro dia da competição, participaram as crianças do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos de Ensino Fundamental) e os jovens do Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental). Os estudantes do Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos de Ensino Fundamental) e os jovens e adultos do Ensino Médio, EJA e professores integraram as disputas na quarta-feira (28).

O evento representa o desfecho dos Festivais Regionais que aconteceram nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) da cidade de São Paulo.

festivaldemancala4_740x430.jpg

Resgate à Cultura Africana

O festival também propiciou aos participantes o contato com apresentações culturais feitas por educadores e estudantes. Crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vinicius de Moraes, coordenados pela professora Cibelle de Paula, apresentaram danças folclóricas de origem afro-brasileiras e africanas, como maculelê e jongo. Com batucada e muito ritmo, os adolescentes da EMEF General Osório também agitaram o público com danças afro-brasileiras.

festivaldemancala2_740x430.jpg
Apresentação dos estudantes da EMEF Vinícius de Moraes

festivaldemancala3_740x430.jpg
Apresentação dos estudantes da EMEF General Osório. 

Durante toda a programação, professores da Rede Municipal de Ensino que participam do Koletivo Ijexazz, conversaram com os competidores sobre elementos da cultura africana, como dança e música. O grupo promove ações, em caráter educacional, através da música preta eletrônica, instrumental, africana e afrodiaspórica. Eles somam intervenções de contação de história e dança. Fazem parte do Ijexazz os professores William dos Santos Costa, da EMEF José Maria Whitaker, Rafael Mukumbe, do CEU EMEF Tatiana Belinky e Cibelle de Paula, EMEF Vinicius de Moraes.

festivaldemancala5_740x430.jpg

Sobre o Mancala Awelé

É um jogo de origem africana que surgiu há cerca de 7 mil anos. Mancala é um termo utilizado por antropólogos para designar uma família de jogos de semeadura cultivados na África. Foram descobertas mais de 200 variações. O Awelé é a variante desenvolvida nas escolas da Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Jogos de Tabuleiro.

A prática desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências, além de promover a integração e o intercâmbio entre os participantes.

Confira a álbum de fotos do evento. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211