Notícias

Festival de Literatura São Miguel na EMEF Euzébio Rocha Filho

Iniciativa envolveu estudantes, professores e a comunidade

Publicado em: 21/12/2017 14h04 | Atualizado em: 30/11/2020

FEIRA_LIT_SAO_MIGUEL_740_X_430.jpg

Entre os dias 7 e 12 de novembro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euzébio Rocha Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, o “Festival de Literatura São Miguel’, tendo como tema “Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade”, uma idealização da Fundação Tide Setúbal com a DRE São Miguel, em parceria com as professoras de sala de Leitura Alinny Natashe e Osmarina Oliveira e com a participação de toda a equipe escolar.

Na semana que antecedeu o evento, todos os dias foram realizadas leituras compartilhadas de livros relacionados ao tema. O evento foi iniciado com a Calçada Literária, onde poesias foram recitadas pelos alunos e livros foram distribuídos e pendurados em árvores. Os alunos participaram também do projeto “Mural Graffiti”.

No decorrer dos dias, foram realizadas apresentações de peças teatrais, danças, roda de capoeira, hip hop, oficinas de abayomis, sarau, workshop de turbante com Marilene Mendes, jogo de mancala com o Prof. Isaque e apresentação de bandas e fanfarra com o Prof. Edson.

As salas foram montadas com diversos documentários a respeito do tema “Ser Negro” e foram realizadas rodas de debates.  O evento ainda contou com a participação da Fabrica de Cultura Vila Curuçá, com contação de histórias, oficina de fanzine e apresentação de violão. Também estiveram presentes a CIA das Marias e Lili Flor com Paulo Pixú, que cantaram e declamaram lendas africanas, além da presença da escritora Debora Garcia, que fez uma palestra, declamou poesias e cantou.

A finalização do evento aconteceu com o Dia da Família na escola, ocasião em que foi prestigiado o trabalho realizado e realizado o lançamento do livro “Bela, a Garota nos Contos de Fadas”, escrito pela aluna Leticia Mirallas, 11 anos, do 5ºC, com a colaboração das amigas Anabel Brigido e Raíssa Ferreira e ilustrações produzidas pelos alunos do 4ºA, Raíssa Ferreira, Michelli da Silva e Kaique Martins, orientados pela Prof. Osmarina Oliveira (POSL) e pela Coordenadora Cristina Aro. 

No dia, também ocorreu o lançamento do Jornal do Euzébio, produzido pelos alunos da Imprensa Jovem sob orientação da Prof. Vanessa M. Soati, Prof. Denise Moura e Prof. Nilton Nunes. A publicação traz um resumo de tudo que foi trabalhado, além de resenhas e artigos.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301