Notícias

Festival de Corais e Concertos das DREs Capela do Socorro e Santo Amaro

Quatro grupos se classificaram para a final do Festival, que acontece em novembro

Publicado em: 24/08/2017 17h03 | Atualizado em: 30/11/2020

Festival_Corais_Concertos_DREs_Capela_Socorro_Santo_Amaro_740_x_430.jpg

No último sábado, 19 de agosto, ocorreu a etapa regional do Festival Estudantil de Música Instrumental – Concertos e Corais – das DREs Capela do Socorro e Santo Amaro. O evento aconteceu no CEU Cidade Dutra, que teve o teatro lotado para as apresentações dos 12 grupos inscritos.

Pontualmente às 10h30, sob a voz de Yara Barros, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, dando assim início ao evento, que ainda contou com as palavras de Juraci Santiago e André Ricardo de Sousa, responsáveis da Secretaria Municipal de Ensino (SME) pelo trabalho com música em toda a cidade. “Esse é um evento muito importante e fundamental para que a música continue viva dentro das escolas”, afirmou André.

Durante o dia, apresentaram-se no palco grupos de percussão, de flautas, corais, bandas musicais, de cordas e Brass Band de oito Unidades Educacionais. Representando a Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, participaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João de Deus Cardoso de Mello (com três grupos), EMEF Professor Ayrton de Oliveira Sampaio (com dois grupos) e EMEF Ulysses da Sylveira Guimarães. Já as representantes da DRE Santo Amaro foram a EMEF Joaquim Cândido de Azevedo Marques (com dois grupos), EMEF Professor Linneu Prestes, EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz, Fundação Fé e Alegria do Brasil e EMEF Cacilda Becker.

Os grupos musicais arrancaram aplausos da plateia com apresentações de clássicos como Yesterday (The Beatles), A Banda (Chico Buarque de Holanda) e Aquarela do Brasil (Toquinho), entre outras.

Ao final, o júri formado para avaliação das apresentações agraciou os grupos com certificados de Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com as notas alcançadas.Todos ainda receberam troféu e medalhas de participação. Quatro grupos, além de se classificarem para a Final Municipal, que ocorrerá em novembro, ganharam os troféus de campeões.

Foram eles:

Categoria Corais: EMEF Professor Ayrton de Oliveira Sampaio (DRE CS) e EMEF Joaquim Cândido de Azevedo Marques (DRE SA)

Categoria Concertos: EMEF João de Deus Cardoso de Mello (DRE CS) e EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz (DRE SA).

De acordo com João Luiz de Assis Correa, representante da DICEU da DRE Santo Amaro, “os estudantes mostraram que a música não está somente nas notas tocadas, mas na alma de cada um deles: fruto do trabalho bem feito pelos professores maestros”. Concordando com a afirmação do colega de DICEU, Marcos Renato Cezar, da DRE Capela do Socorro, ressaltou que “é necessário ampliar esse trabalho, de forma que a música seja oferecida a todas as Unidades Educacionais da Rede Municipal de Educação”.

A Final Municipal do Festival Estudantil de Música Instrumental receberá os campeões de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação e ocorrerá no dia 25 de novembro, no Colégio Humbold.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300