Notícias

Evento celebrou a diversidade cultural nacional

Publicado em: 04/07/2018 17h00 | Atualizado em: 30/11/2020

fest_cult_pop_740x430.jpg

No sábado, 30 de junho, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, mais uma edição da “Festa da Cultura Popular Brasileira” que, neste ano, destacou o aspecto contemporâneo e urbano de diversas manifestações artísticas do Brasil, seja na dança, música, literatura ou artes visuais.

O evento está inserido dentro da proposta do Dia da Família na Escola e busca fortalecer a integração, o vínculo e a colaboração entre as equipes de trabalho da escola, os estudantes e suas famílias e demais moradores das comunidades do entorno escolar.

Além disso, as atividades realizadas visaram promover nos estudantes o desenvolvimento da ampliação do repertório cultural, comunicação, criatividade, abertura à diversidade, colaboração, responsabilidade e participação, habilidades expressas na Matriz de saberes do Currículo da Cidade de São Paulo.

Claudia Perez, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que o grande objetivo do evento foi promover a educação integral por meio de projetos de trabalho interdisciplinar. “Nossa festa buscou valorizar a diversidade cultural em nossa sociedade”, afirma.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), orientados por seus professores, produziram um vídeo com leitura dramatizada de texto de Literatura de Cordel. Outro vídeo produzido e exibido durante o evento foi uma coletânea de poemas visuais, os Caligramas, produzidos por professoras e estudantes do Ciclo autoral.

Houve diversas apresentações de danças e o encerramento da festa aconteceu com a apresentação do Grupo de Maracatu Ilê Aláfia, que destacou a importância da convivência entre as pessoas por meio da promoção de valores como a integração, a tolerância e o respeito mútuo.

Clique aqui para ver imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283