Notícias

Evento celebrou a diversidade cultural nacional

Publicado em: 04/07/2018 17h00 | Atualizado em: 30/11/2020

fest_cult_pop_740x430.jpg

No sábado, 30 de junho, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, mais uma edição da “Festa da Cultura Popular Brasileira” que, neste ano, destacou o aspecto contemporâneo e urbano de diversas manifestações artísticas do Brasil, seja na dança, música, literatura ou artes visuais.

O evento está inserido dentro da proposta do Dia da Família na Escola e busca fortalecer a integração, o vínculo e a colaboração entre as equipes de trabalho da escola, os estudantes e suas famílias e demais moradores das comunidades do entorno escolar.

Além disso, as atividades realizadas visaram promover nos estudantes o desenvolvimento da ampliação do repertório cultural, comunicação, criatividade, abertura à diversidade, colaboração, responsabilidade e participação, habilidades expressas na Matriz de saberes do Currículo da Cidade de São Paulo.

Claudia Perez, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que o grande objetivo do evento foi promover a educação integral por meio de projetos de trabalho interdisciplinar. “Nossa festa buscou valorizar a diversidade cultural em nossa sociedade”, afirma.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), orientados por seus professores, produziram um vídeo com leitura dramatizada de texto de Literatura de Cordel. Outro vídeo produzido e exibido durante o evento foi uma coletânea de poemas visuais, os Caligramas, produzidos por professoras e estudantes do Ciclo autoral.

Houve diversas apresentações de danças e o encerramento da festa aconteceu com a apresentação do Grupo de Maracatu Ilê Aláfia, que destacou a importância da convivência entre as pessoas por meio da promoção de valores como a integração, a tolerância e o respeito mútuo.

Clique aqui para ver imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com público acompanhando uma apresentação sobre aleitamento materno. No palco, três mulheres participam da atividade e, ao fundo, um telão apresenta a mensagem “Promovendo o Aleitamento Materno”.

Agosto Dourado ganha programação especial no CEU Jambeiro

Publicado em: 14/08/2026 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

Publicado em: 14/08/2026 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de vária pessoas em pé em um auditórrio.

Projeto Piloto de Gestão Documental inicia segunda fase com participação de 16 escolas

Publicado em: 14/08/2026 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.688