Notícias

Famílias leem livros em casa com as crianças e registram experiência em caderno

Projeto Biblioteca Volante ocorre na EMEI Armando de Arruda Pereira; obras abordam temas que despertam a criatividade e autonomia dos estudantes

Publicado em: 24/04/2023 12h30 | Atualizado em: 24/04/2023
Crianças pequenas sentadas às mesa com sacolinhas de leitura onde se lê o nome da escola "EMEI Armando Arruda Pereira" e há também o desenho feito por elas.

Com o intuito de aprimorar e incentivar a leitura dos estudantes fora do âmbito escolar, a EMEI Armando de Arruda Pereira, da DRE Ipiranga, localizada na Praça da República, desenvolveu o projeto Biblioteca Volante.

Os livros são selecionados de acordo com a temática – priorizando temas que despertam a criatividade e autonomia -, necessários à formação da criança. Esse trabalho pedagógico é desenvolvido antes e depois de os livros serem escolhidos. Toda sexta-feira uma criança da turma é eleita para levar para casa o livro de registro de leitura que fará com os pais.

As obras são levadas em sacolinhas de pano customizadas pelos próprios alunos. As artes são criadas pelos estudantes.

Composição com duas imagens. No quadrante esquerdo há uma menina desenhando em sua sacolinha com canetinhas. No quadrante direito, várias sacolinhas com o nome da EMEI Armando de Arruda Pereira e o desenho das crianças em cada uma delas.

Após a leitura, a família ou responsáveis registram as impressões que tiveram com os filhos durante a experiência. Esse registro é realizado em um caderno, que é abordado em sala de aula nas segundas-feiras junto com os colegas e professor (a).

A atividade realizada em casa pode ser recontada para a turma através de um desenho ou relato escrito/feito pelos pais. O registro fica a critério de cada família.

O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pela leitura entre as crianças, integrar a família com a escola, intensificar a relação entre pais e filhos, apresentar as obras de autores brasileiros, desenvolver a linguagem oral, entre outros.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível  

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã 

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.441