Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020
Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEI Cent Recup Educ Nutricional II promove vivência em que pequenas mãos cultivam grandes descobertas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEI Jardim São Martinho realiza projeto que transforma escola em ambiente de aprendizagem ecológica
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove o 1º Slam Interescolar
Relacionadas
Plateia SME – Disney On Ice
Publicado em: 04/03/2016 11h28 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Um Bonde Chamado Desejo e Galileu Galilei
Publicado em: 04/03/2016 11h27 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Galileu Galilei
Publicado em: 04/03/2016 11h27 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Galileu Galilei
Publicado em: 04/03/2016 11h27 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Os Recicláveis e Mudança de Hábito
Publicado em: 04/03/2016 11h27 - em CEU e COCEU