Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Nova EMEI Gilberto Dimenstein abre portas no Jardim Nazareth com espaços modernos e sustentáveis
Secretaria Municipal de Educação
Conceição Evaristo divide vivências com educadores e estudantes no Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Relacionadas

Inscrições, compatibilização, matrícula e rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos
Publicado em: 01/06/2016 4h13 - em Educação de Jovens e Adultos

Currículo integrador para a garantia dos direitos da infância paulistana
Publicado em: 01/06/2016 9h54 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Biblioteca CEU Três Lagos no País das Maravilhas
Publicado em: 01/06/2016 8h50 - em CEU e COCEU

Novo CEI na Vila Brasilina
Publicado em: 01/06/2016 8h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEU Inácio Monteiro recebe a peça “Frida y Diego”
Publicado em: 01/06/2016 8h47 - em CEU e COCEU