Notícias

“Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis” democratiza uso de ferramentas digitais

O laboratório atua como centro de criatividade, inovação e aprendizado e desmistifica uso de tecnologias

Publicado em: 13/10/2016 10h03 | Atualizado em: 30/11/2020
impressao3d_02.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis Profª Arlete Persoli possui, desde março de 2016, o seu próprio Fab Lab. Nomeado Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis, ele atua como um centro de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos que queiram criar, desenvolver e construir projetos nas mais variadas formas.

Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento de conhecimento e uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP proporciona a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos em diferentes escalas. Segundo Artur Cordeiro, assessor técnico do projeto, “os laboratórios democratizam o acesso às novas tecnologias e ferramentas de última geração de fabricação digital, além de promover a vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador”.

Inaugurado em 29 de março deste ano, o Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis é um dos doze laboratórios integrantes da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital do Município de São Paulo. A iniciativa partiu da Secretaria de Serviços da Prefeitura da capital paulista e uma das importantes missões do projeto é a tentativa de desmistificar o uso de determinadas tecnologias entre aqueles que nunca tiveram acesso a elas, democratizando-as.

No laboratório, são executados desde trabalhos essencialmente manuais – como marcenaria – até processos mais digitais – como programação de computadores ou robótica. As atividades, salienta o líder de laboratório do projeto Yuri Alexsander, são abertas a todos e o público que recebem é diverso: tanto jovens em pleno período escolar quanto idosos com experiência em suas áreas de trabalho se interessam pelas propostas do Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis.

Os cursos são responsáveis por atrair e concentrar a maior parte do público na procura pelo espaço. Eles têm como responsáveis os técnicos e líderes do Fab Lab, além de parceiros com experiência nos temas abordados e que queiram partilhá-la. São oferecidos cursos de diversas durações e áreas, como modelagem e impressão em 3D, eletrônica e criação de jogos.

Todas as atividades desenvolvidas no Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis são gratuitas. Ele funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, e no sábado das 9 às 13 horas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.fablablivresp.art.br.

Confira uma Galeria de Imagens do Fab Lab Livre Sp – CEU Heliópolis.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259