Notícias

Exposição Interativa “Cantigas” na EMEI Parque Cocaia II

Mostra reforça a importância da integração das crianças com o espaço de brincadeira e aprendizado

Publicado em: 25/05/2018 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020

cantigas_emei_cocaia_740_x_430.jpg

No primeiro semestre deste ano, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque Cocaia II, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, está realizando uma exposição interativa com o tema “Cantigas Populares”. A iniciativa busca aproximar as crianças do universo lúdico ao promover o canto de músicas ao mesmo tempo em que os pequenos interagem com a mostra.

Em “A canoa virou”, as crianças remam dentro de um barco em um mar cheio de peixes coloridos. Na música “Boneca de lata”, elas montam quebra-cabeças gigantes de partes do corpo humano. Já em “Se essa rua fosse minha”, os pequenos elaboram uma cidade inteira com elementos como carros, árvores e casas, e, por fim, em “Seu Lobato”, cada animal diferente da fazenda é um alvo para ser acertado com bolas coloridas.

“A gente resgata essas cantigas que são fundamentais para o imaginário e para a vida delas – são conhecimentos que levamos para sempre. Também realizamos atividades envolvendo os familiares, que têm a oportunidade de visitar a exposição para brincar e interagir com seus filhos”, conta a professora Ângela Pelegrini. Ela também observa que na confecção da exposição as crianças têm a liberdade de criar a partir da proposta elaborada pelo corpo docente.

A atividade deste semestre foi realizada com a ajuda das crianças do período da manhã. No 2° semestre, a organização da escola promete o tema “Poesias” e terá a colaboração das crianças do período da tarde.

Histórico
Desde 2015, a Escola Municipal de educação Infantil (EMEI) Parque Cocaia II realiza exposições interativas. Já passaram pelo pátio da escola temas como “Turma da Mônica”, “Pintores famosos”, “Era uma vez”, “Animais”, “Tarsila do Amaral” e “Brincadeiras e Brinquedos com materiais recicláveis”. Todas as atividades foram idealizadas pelas professoras e professores, com a ajuda das crianças para enfeitar, desenhar, pintar e colar.

Veja a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299