Notícias

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

O “EDUCOM SP-20 anos” começa amanhã (3) e vai até 10 de dezembro; a programação conta com série de lives, oficinas virtuais, talk show, mostra de ideias e encontro Mulheres Inspiradoras

Publicado em: 02/12/2021 16h08 | Atualizado em: 02/12/2021

Educom Sp Notícia 

Neste ano, a Educomunicação completa 20 anos de existência na Rede Municipal de Ensino. Entre esta sexta-feira (3) até o dia 10 de dezembro, o Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, promove o evento “EDUCOM SP – 20 anos no Centenário de Paulo Freire” para refletir sobre o legado de duas décadas de ações desenvolvidas no âmbito da educação municipal paulistana. 

Ao longo deste período, mais de 25 mil professores e 60 mil alunos foram capacitados em diferentes ações de educação para a comunicação e nos projetos multimídia colaborativos desenvolvidos nas escolas, nos quais crianças e adolescentes exercem a autoria e a participação.

“A Educomunicação garante o direito à participação dos estudantes de forma alinhada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalece a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. O EDUCOM SP é, além de uma celebração desta história, um marco da educação para comunicação na escola municipal, frente aos desafios na pandemia e no pós-pandemia, que pretende focar a empatia e a escuta como potências para delinear uma trajetória de valorização das ideias e percepções dos estudantes”, afirma o Profº. Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação, da SME-SP.

Esta será uma oportunidade para compreender a abrangência dos paradigmas que envolvem a Educomunicação e sua contribuição para o desenvolvimento de competências cidadãs, a partir das mídias no contexto da Educação Básica. O evento totalmente online terá 11 lives com conversas entre estudantes que participam, atualmente, do Programa Imprensa Jovem e que envolve cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de educomunicação da rede municipal. Também participarão especialistas, que são formadores de professores em diversas perspectivas no campo da educomunicação, como Direitos Humanos, leitura crítica dos meios, cidadania a partir da comunicação e das mídias e linguagens midiáticas.

Para acompanhar as lives do evento, basta acessar o Canal do YouTube do Núcleo Técnico de Currículo – Educomunicação. Participe!

Já as oficinas temáticas acontecerão de 6 a 10, sempre das 16h às 17h30:

Histórias em Quadrinhos | Segunda-feira, 6

Criação de Equipe Imprensa Jovem | Terça-feira, 7

Gamificação na Educomunicação | Quarta-feira, 8

Fotografia e Educomunicação | Quinta-feira, 9

Stop Motion | Sexta-feira, 10

As atividades serão realizadas pelo Google Meet. É necessário realizar inscrição prévia para participar. Você pode se inscrever nas oficinas e conferir a programação completa clicando aqui.

Live de Abertura

A transmissão ao vivo “EDUCOM SP – 20 anos de Educomunicação no centenário de Paulo Freire” acontece dia 3 de dezembro, às 19h, com uma roda de conversa que busca celebrar e refletir sobre a importância do legado de Paulo Freire nos 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP). Serão apresentados projetos e teorias que buscam colaborar para o protagonismo, a autoria e o desenvolvimento do senso crítico de estudantes e de docentes que atuam na RME-SP.

Atividades inspiradoras

O EDUCOM SP conta ainda com o Encontro das Minas – Sessão Inspiring Girls Brasil (Mulheres Inspiradoras), dia 7 de dezembro, das 14h às 15h, que conecta alunas de escolas públicas a uma “role model”, profissional mulher e economicamente independente que possa inspirar outras meninas a seguir o mesmo caminho profissional que ela.

A Mostra POP UP de Ideias com apresentação de projetos dos estudantes dos Estudantes Mediadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dia 8 de dezembro, às 9h, 10h e 14h. O projeto visa preparar alunos do Imprensa Jovem para desenvolverem  intervenções sociais com as mídias na comunidade. São propostas para promover o combate a Fake News e a desinformação, discutir saúde e bem estar e potencializar as competências sócio emocionais. 

E no último dia acontece o Talk show – Educomunicadores, um bate papo entre  promotores de projetos com estudantes e professores.  A ação contará com convidados da Faculdade Belas Artes que apresentarão o projeto Conte Essa História e  da Universidade Metodista que compartilhará a experiência da Revista Imprensa Jovem produzida em parceria entre estudantes do Imprensa Jovem  e de jornalismo da Metodista.

Imprensa Jovem Entrevista

E não pense que acabou! No dia 7, às 17h, ocorrerá a coletiva com estudantes do Imprensa Jovem que entrevistarão Geysa Macedo, a primeira bailarina cega do mundo, com a equipe da EMEF Tatiana Belinky.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431