Notícias

#Estudantetemvoz no Currículo da Cidade de São Paulo

Imprensa Jovem da EMEF Florestan Fernandes entrevista Secretário, educadores e estudantes a respeito do novo Currículo

Publicado em: 27/12/2017 12h28 | Atualizado em: 30/11/2020

curr_imprensa_jovem_740x430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem – Educomunicadores (EMEF Florestan Fernandes)

Durante o ano de 2017, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo construiu o novo Currículo das escolas públicas da cidade, pela primeira vez com a participação dos professores e estudantes.

Foram realizados encontros com professores e uma pesquisa pública com mais de 43 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino para discutir as necessidades das escolas e ouvir as propostas dos estudantes através de aplicativo da Imprensa Jovem – Núcleo de Educomunicação.

No dia 15 de dezembro, foi realizado o evento de Lançamento do novo Currículo da Cidade de São Paulo, no auditório do Ibirapuera, com um público de aproximadamente 800 pessoas, formado por educadores, estudantes, Diretores Regionais de Educação e outras autoridades. O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, anunciou o novo currículo da Cidade e junto à sua equipe fez a entrega simbólica do material didático para o ano de 2018 aos professores representantes das Diretorias Regionais.

O evento contou com a apresentação da banda Musicando, da EMEF Professor Mário Schönberg – Diretoria Regional de Educação Santo Amaro. A cobertura jornalística foi realizada pelos Educomunicadores da Escola Florestan – DRE Capela do Socorro e equipes de imprensa da SME e de emissoras de televisão.

O Imprensa Jovem ouviu o Secretário Alexandre Schneider, o diretor de Currículo, Wagner Palanch, professores e o estudante Kauan do projeto VOPO – Vozes Poéticas da EMEF Paulo Carneiro – DRE Jaçanã/Tremembé para saber sobre as suas expectativas sobre currículo. Assista à reportagem:


Veja a galeria de fotos

Reportagem :

Alunos:

Adrian Silva Pontes – Fotografia

Allan Ribeiro de Souza – Fotografia

Amanda Baptista – entrevista – fotografia

Cassiane de Almeira Nascimento – Fotografia

Júlia Ribeiro – Fotografia

Juliana Brito Silva – Fotografia e anotações

Luis Paulo Souza de Oliveira – Fotografia

Maciel Bezerra Junior – Fotografia

Matheus de Sena Rocha – Fotografia

Millene da Rosa Aquino – entrevista – fotografia

Pedro Henrique Souza Brandão – Fotografia

Raul Pereira Mendonça – Fotografia

Renato Silva Braz – entrevista – fotografia

Thaina do Carmo Lourenço – Fotografia e anotações

Guilherme Alves Duarte – Filmagem

Lucas Moreira de Souza – Fotografia

Michael da Rosa Aquino – Filmagem

Ryan Kley Moreira Silva – Fotografia


Professoras Educomunicadoras:

Maria Helena Beserra Moreira

Anna Paola Braga Santine

Marcela de Pina Bergamine

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem de imagens em ambiente de cozinha profissional. Na parte superior, um grupo de aproximadamente quinze pessoas posa sorrindo para a câmera, vestindo aventais e toucas, ao redor de uma mesa com diversos alimentos preparados, como pães, bolos, frutas e pratos decorados. O grupo é diverso em idade, gênero e aparência, transmitindo um clima de colaboração e acolhimento. Na parte inferior, há três imagens menores: à esquerda, uma pessoa observa a tela de um computador com conteúdo organizado em quadros; ao centro, participantes trabalham na preparação de alimentos em uma bancada, manipulando ingredientes; à direita, duas pessoas conversam enquanto uma delas gesticula, possivelmente explicando uma atividade. O conjunto das imagens sugere um contexto de formação, trabalho coletivo e aprendizado na área de alimentação.
Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas norte e leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.639