Notícias

Estudantes visitam exposição do artista Eduardo Kobra

Ação estimula o protagonismo dos alunos como produtores de cultura

Publicado em: 03/10/2019 11h01 | Atualizado em: 30/11/2020

Em frente a um ônibus com pintura colorida estão 12 crianças perfiladas posando para outra criança que está tirando foto delesNo início de setembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof. Ênio Corrêa, localizada na zona norte da capital e pertencente à Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé, realizou uma visita à exposição “Galeria Circular”, do artista Eduardo Kobra, na Fábrica de Cultura da Brasilândia. A ação faz parte de uma iniciativa do projeto “Mídia e Arte no Território Escolar” mediado pelas professoras da unidade, Aline Alves, Carolina Hirano e Karine Oliveira.

O projeto conta com a participação de cerca de 170 crianças que são estimuladas a construírem arte e a divulgá-la no espaço interno e externo da escola, utilizando recursos midiáticos como principais ferramentas no processo de aprendizagem. As professoras enfatizam que não deve ser negado à criança o acesso às diferentes formas de expressão e linguagem presentes no mundo midiático.

As crianças participantes têm de 5 a 6 anos e estão em contato constante com os diversos recursos midiáticos e suas utilizações. Nesse sentido, as propostas pedagógicas acontecem no dia a dia através de encontros de pequenos grupos de alunos (com duração máxima de 90 minutos) onde estes registram suas descobertas, ideias, compartilham os acontecimentos da escola e realizam entrevistas uns com os outros e com a equipe pedagógica. A EMEI promove ainda um Telejornal na sua página do Facebook para que as famílias acompanhem o desenvolvimento dos alunos.

A visita à exposição de Eduardo Kobra, um artista conhecido mundialmente por seus trabalhos espalhados em diversos países, trouxe a arte e a cultura para perto da realidade dos alunos, que fizeram registros de suas impressões e se mostraram muito felizes de participar desse momento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642