Notícias

Estudantes visitam exposição de Cícero Dias no CCBB

Atividade integra o projeto “A arte de ocupar os espaços educativos na metrópole”, na EMEF Duque de Caxias

Publicado em: 04/07/2017 15h54 | Atualizado em: 04/05/2021

Estudantes_visitam_exposicao_Cicero_Dias_CCBB_740_x_430.jpg

Um grupo de 37 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias explora o território urbano do centro da cidade de São Paulo e faz visita monitorada à exposição de artes visuais Cícero Dias – Um percurso poético, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. A ação é desenvolvida com alunos dos 7º anos, dentro do projeto “A arte de ocupar os espaços educativos na metrópole”, desenvolvido pelo professor de Geografia, Paulo Magalhães, na unidade educacional.

Pelo fato da escola estar localizada na região central, no bairro do Glicério, o trajeto de cerca de um quilometro até a exposição é feito todo em caminhada. O percurso foi acompanhado pelos professores Paulo Magalhães (Geografia), Cristiano Lima (Educação Física) e Claudia Radje (Professora de Ensino Fundamental). Nele, os alunos são estimulados a observar o território, fazendo relação com os conteúdos que são trabalhados previamente em sala de aula.

Para a visita à mostra, os alunos tiveram contato com as pinturas de Cícero Dias, nas aulas de Geografia, através do livro de literatura “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire. Alguns elementos contidos no folder da exposição também foram tematizados nas aulas. Durante a visita guiada, todos os conteúdos foram evidenciados por meio da sua história e relação com poetas e intelectuais de sua época.

A estratégia de utilizar o espaço urbano como fonte de conhecimento já é uma prática do Professor Paulo na EMEF Duque de Caxias há alguns anos e isso faz com que outros professores da escola também se interessem em fazer trabalhos semelhantes.

Sobre a exposição – Com curadoria de Denise Mattar e curadoria honorária de Sylvia Dias, filha do artista, a exposição apresenta ao público o conjunto da obra de Cícero Dias, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu. Além das obras, a mostra exibe também cartas, textos e fotos de Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros. São mais de 120 obras de grandes coleções públicas e privadas brasileiras e de outros países como Austrália, China e França.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211