Notícias

Estudantes surdos da EMEBS Helen Keller simulam assembleia da ONU em Libras

Evento que ocorreu nesta quinta com a presença de secretários e autoridades internacionais encerra programa chamado MONUEM; objetivo é mostrar na prática a ação de um diplomata

Publicado em: 09/12/2021 13h10 | Atualizado em: 09/12/2021
Imagem mostra estudantes ao fundo, sentados em carteiras em um palco. Em primeiro plano, a bandeira da ONU

Cada estudante da EMEBS Helen Keller representou um país durante o evento (Foto: Ana K. Muner/SME)

Os estudantes da EMEBS Helen Keller, uma escola municipal de educação bilíngue para surdos, simularam nesta quinta-feira (9) uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os participantes são surdos e se comunicam em Libras. O evento também contou com tradução para os ouvintes. O secretário municipal da Educação, Fernando Padula, e a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, participaram da atividade.

“A educação da Cidade de São Paulo é inclusiva, potente. Nosso currículo traz esse tema e os direitos humanos, como as ações de combate ao racismo, por exemplo, um modelo que pode e deve ser copiado pelos países aqui representados”, comentou Padula.

A embaixadora do Brasil na África, Irene Vida Gala, assim como os cônsules do Japão, Asuka Ozutsumi; da Suécia, Peter Johansson; da Finlândia, Lasse Keisalo, entre outros, participaram estiveram entre os convidados do evento.

A simulação permitiu um debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 8, que trata sobre trabalho decente e crescimento econômico. Cada estudante da EMEBS Helen Keller representou um país.

O evento encerra um projeto chamado MONUEM, promovido pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP). Durante todo o semestre os estudantes participaram de aulas com objetivo de entender como age um diplomata em um ambiente de negociação de temas vitais, representando um país.

O programa é direcionado para estudantes da rede pública que querem conhecer um pouco mais sobre o cenário internacional e gostam de falar em público. Ele também ajuda a desenvolver habilidades e competências como persuasão, pensamento crítico e comunicação.

Para a assistente de direção da unidade, Sandra Farah, o programa contribui com a qualificação e inclusão dos estudantes nas questões internacionais, além de ampliar conhecimentos. “Agora na simulação os alunos vão mostrar tudo o que aprenderam nas aulas”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra três crianças sentadas em um banco com livros na mão e a professora ao lado delas com um livro também. Ao fundo plantas verdes variadas.

EMEF restaura espaço e cria bosque para projetos de incentivo à prática de leitura

Publicado em: 20/10/2023 12h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra crianças no palco em apresentação

Semana de Arte Moderna da AEL contará com mais de 170 apresentações em diversos CEUs

Publicado em: 20/10/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Whatsapp Image 2023 10 19 At 15.57.45

Professora da Rede Municipal é vencedora do prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 19/10/2023 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Posse dos professores na Academia de Letras dos Professores (ALP) da Cidade de São Paulo

Docentes tomam posse na Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo

Publicado em: 18/10/2023 2h32 - em Academia Estudantil de Letras

Fotografia mostra quadros com desenhos de personalidades negras.

III Expo Internacional Dia da Consciência Negra ocupa Memorial da América de 18 a 21 de novembro

Publicado em: 18/10/2023 12h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 101 102 103 104 105 1.493