Notícias

Estudantes produzem telejornal que trata sobre a “pandemia da desinformação”

Programa aponta que o tema das vacinas é o principal alvo de fake news que circulam na internet atualmente

Publicado em: 20/08/2021 16h04 | Atualizado em: 20/08/2021

foto de estudantes com máscaras usando camisetas na cor laranja da imprensa jovem sentados lado a lado apresentando telejornalA pandemia da desinformação é o tema da primeira edição de 2021 do JH – Jornal Henfilmes. A produção é desenvolvida por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Sousa Filho – Henfil, situada no extremo leste da cidade de São Paulo e trata sobre as informações falsas que circulam nas mídias digitais.

Por meio de entrevistas com estudantes sobre o recebimento de notícias falsas e a opinião técnica de professores, a equipe de Imprensa Jovem da EMEF aborda a desinformação em torno da vacina e as interferências que as notícias falsas causam na saúde pública. A edição do jornal aponta que o tema das vacinas é o principal alvo de fake news que circulam na internet, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

No vídeo a professora Lívia Tozzeti fala sobre a necessidade da população fazer a leitura crítica das informações que recebem e veiculam nas redes sociais. Marcelo Guerra, professor de história e geografia da unidade educacional, enfatizou a responsabilidade que governos e gestores públicos devem ter em seus discursos enquanto fazem a gestão de crises em meio a situação pandêmica atual. 

Confira a primeira edição de 2021 do Jornal do JH:

Imprensa Jovem 

Criado em 2005, é um projeto de educação midiática que está presente em aproximadamente 100 escolas municipais da capital. Nelas, por meio da produção jornalística multimídia, cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de agências de notícias são protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
Ilustração em estilo vetorial sobre fundo azul-escuro com o título

Prêmio Heitor Villa-Lobos abre inscrições para a 8ª edição 

Publicado em: 06/08/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.684