Notícias

Estudantes produzem telejornal que trata sobre a “pandemia da desinformação”

Programa aponta que o tema das vacinas é o principal alvo de fake news que circulam na internet atualmente

Publicado em: 20/08/2021 16h04 | Atualizado em: 20/08/2021

foto de estudantes com máscaras usando camisetas na cor laranja da imprensa jovem sentados lado a lado apresentando telejornalA pandemia da desinformação é o tema da primeira edição de 2021 do JH – Jornal Henfilmes. A produção é desenvolvida por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Sousa Filho – Henfil, situada no extremo leste da cidade de São Paulo e trata sobre as informações falsas que circulam nas mídias digitais.

Por meio de entrevistas com estudantes sobre o recebimento de notícias falsas e a opinião técnica de professores, a equipe de Imprensa Jovem da EMEF aborda a desinformação em torno da vacina e as interferências que as notícias falsas causam na saúde pública. A edição do jornal aponta que o tema das vacinas é o principal alvo de fake news que circulam na internet, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

No vídeo a professora Lívia Tozzeti fala sobre a necessidade da população fazer a leitura crítica das informações que recebem e veiculam nas redes sociais. Marcelo Guerra, professor de história e geografia da unidade educacional, enfatizou a responsabilidade que governos e gestores públicos devem ter em seus discursos enquanto fazem a gestão de crises em meio a situação pandêmica atual. 

Confira a primeira edição de 2021 do Jornal do JH:

Imprensa Jovem 

Criado em 2005, é um projeto de educação midiática que está presente em aproximadamente 100 escolas municipais da capital. Nelas, por meio da produção jornalística multimídia, cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de agências de notícias são protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Governo aberto nas escolas. ilustração de uma lâmpada conectada à diferentes pessoas. Na parte interior da lâmpada o mapa da cidade de São Paulo.

Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios

Publicado em: 20/09/2021 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma apresentação de teatro de fantoches, crianças estão sentadas de costas para quem vê a fotografia e de frente para o palco da apresentação que está no quadrante direito superior a fotografia. As crianças usam máscara de proteção individual e estão mantendo distanciamento social.

SME e Detran-SP promovem Semana Nacional do Trânsito em CEUs da capital

Publicado em: 20/09/2021 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (30)

Migração, Racismo e Xenofobia são temas de curso promovido pela SME

Publicado em: 20/09/2021 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.190