Notícias

Estudantes produzem filmes para Festival de Cinema da escola

O tema abordado nas produções foi o dilema das redes sociais; evento aconteceu no Dia da Família na Escola da EMEF Henfil

Publicado em: 11/11/2021 17h11 | Atualizado em: 11/11/2021

Grade de imagens com capa de filmes do 2º Festival de Cinema da EMEF Henfil.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Souza Filho – Henfil realizou o 2º Festival de Cinema com o tema “O Dilema das Redes Sociais”. A proposta foi promover o debate, a discussão e a reflexão sobre o assunto e desafiar os estudantes do Ensino Fundamental I e II a produzirem curtas-metragens que considerassem o contexto e fossem capazes de dialogar com a comunidade escolar. No total, foram gravados doze filmes, sendo cinco do Ensino Fundamental I e sete do Ensino Fundamental II.

A mostra de vídeos aconteceu no Dia da Família na Escola, em 30 de outubro, e contou com um público formado por estudantes, familiares e professores. Para escolher os vencedores ocorreu uma votação online feita por estudantes em formato de júri popular, e outra com o júri técnico composto por uma professora da unidade, pelo coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP e um professor externo mestrando na área de cinema.

Os critérios de avaliação foram coerência com o tema, impacto causado pelo filme e roteiro. Também houve avaliação para a categoria de “Ator e Atriz Revelação”. O filme vencedor do Ensino Fundamental I foi “Vamos Brincar”, elaborado pela turma do 1° ano B; e do Ensino Fundamental II foi “Campanha Eleitoral Hackeada”, com roteiro da estudante Ingrid Vital, do 9º Ano B.

O tema Redes Sociais inspirou estudantes e professores a criarem produções que encantaram o público e trouxeram reflexão para os espectadores. A proposta contou com a coordenação do Professor Orientador de Educação Digital, Bruno Ferreira, que também é coordenador do Projeto Henfilmes. Segundo ele, a escolha do tema levou em consideração o fato dos alunos estarem mergulhados no universo das redes sociais, principalmente, nos últimos tempos por conta da pandemia.  Bruno destaca que nas redes sociais há muita coisa boa, mas também há diversos desafios que precisam ser superados.

“Trabalhar com o tema é uma forma de discutir o universo das redes, das mídias, da necessidade de uma linguagem crítica e também de se ter segurança e responsabilidade ao navegar”, argumentou o professor. Para realizar as produções, ele conta que tiveram como desafio as dificuldades de realizar uma produção respeitando todos os protocolos, onde havia necessidade de manter o distanciamento e atuar com o uso de máscara de proteção individual, pois a expressão facial é um elemento importante na construção das cenas.

E a turma do Henfil não parou por aí, não! Além dos filmes que concorreram no festival, houve o concurso de desenho inspirado na mesma temática, com premiação no dia do festival e apresentação de Stop Motion. E se você quiser assistir todas as produções, pode acessar os vídeos no canal do YouTube – Henfilmes.

‘Responsabilidade e consciência’

Geovana Moreira, estudante do 9º Ano e umas das participantes do curta-metragem vencedor do Ensino Fundamental II, considera importante trabalhar o assunto sobre redes sociais porque além de ser bem atual, ela percebe que “muitas pessoas sofrem com as consequências do uso das redes sociais, como vício, padrão de beleza, hacker, cancelamento, entre outras.” “Não é apenas criar uma conta e pronto, mas sim saber usar de forma correta”, acrescenta. Ela, que está no último ano na EMEF, disse que aprendeu a desenvolver um filme, conheceu como é o processo de criação do “início ao fim”, e finalizou: “O festival de cinema foi perfeito, eu adorei”!

Já a Coordenadora Pedagógica da EMEF, Deise Alconchel, explicou que “hoje, o uso das redes sociais é uma realidade para as crianças e adolescentes que precisam ser responsáveis, conscientes e críticos no uso destas ferramentas.” “Nós, da Equipe Henfil, acreditamos que é papel da escola contribuir para formação digital dos estudantes, por isto optamos por um trabalho interdisciplinar e que valorizasse o protagonismo dos nossos alunos.” Segundo ela, a equipe escolar ficou muito satisfeita com o 2º Festival de Cinema, que foi resultado de rodas de conversa, análise de materiais e muita reflexão sobre o papel do cidadão ao publicar, comentar ou compartilhar informações.

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação, participou do evento como júri técnico. Para ele. o Festival Henfilmes demonstrou na prática como produzir audiovisual integrado às aulas e como as produções atuam de forma interdisciplinar para formação dos estudantes. Lima destaca ainda o papel das tecnologias na organização do festival. “O uso de recursos digitais que os estudantes utilizam no dia a dia facilitou o engajamento e o acesso aos conteúdos, democratizando o acesso às produções pelas famílias. Neste sentido aprendemos com o festival como popularizar a iniciativa em escolas espalhadas por toda cidade, em especial, nos cineclubes escolares”, finalizou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212