Notícias

Estudantes participam de projeto voltado à Cultura Indígena

Projeto trabalhou aspectos históricos e culturais dos povos indígenas brasileiros

Publicado em: 29/08/2019 16h24 | Atualizado em: 30/11/2020
culturaindigenadestaque_740x430.jpg

Através do projeto “Conhecendo Nossas Raízes”, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fagundes Varella, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, estudaram sobre hábitos e costumes dos povos indígenas brasileiros.

A professora Suzana Gonçalves dos Santos explica que um dos objetivos do projeto é promover ações educativas de combate ao racismo e a discriminações, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos alunos e professores e também dar um sentido positivo à participação dos diferentes grupos sociais, étnico-raciais na construção da nação brasileira.

“O primeiro passo foi apresentar aos educandos a história dos povos originários desta terra, considerando a diversidade entre os diferentes grupos indígenas brasileiros e propor a reflexão da diminuição e extinção de determinas etnias ao longo da história, considerando a contribuição de cada grupo na construção e transformação da sociedade brasileira”, explicou a professora. “Nesta primeira etapa, fizemos roda de conversa sobre o tema e depois pedi que produzisse um texto e ilustrassem”, comentou a professora.

culturaindigena2_740x430.jpg

Dando continuidade as crianças participaram de uma vivência com a liderança indígena Jerá Guarani, que apresentou a história de sua aldeia localizada na cidade de São Paulo e puderam conhecer os métodos de plantio de milho e batata doce. Os participantes ganharam sementes e mudas para plantar em casa e nas dependências da escola. Durante o evento, os alunos perguntaram como ocorria a educação das crianças na aldeia e como elas brincavam, participando de jogo tradicional entre as crianças indígenas.

Segundo Suzana, além de poderem experimentar alimentos tipicamente indígenas como a mandioca e a batata doce, os alunos realizaram o plantio das sementes recebidas para formação de mudas e depois transferir para a horta da escola. “Cada um deles levou para casa sementes de milho e ramas de batata doce para plantar e fazer os registros do crescimento por meio de relatos orais, escritos ou imagens”.

culturaindigena1_740x430.jpg

Em outro momento do projeto, os alunos pesquisaram sobre a mitologia indígena e também sobre os grafismos multiétnicos e as diferentes formas de comunicação a partir desta linguagem. Nesta oficina, primeiro os estudantes treinaram os traços do grafismo no papel, e posteriormente, traçaram em tapiocas, com a polpa de açaí. Após a realização dos grafismos os educandos puderam degustar as iguarias.

Na oficina com o tema “Sabores da terra”, eles puderam conhecer e provar alimentos herdados da culinária indígena, seus aspectos nutricionais e as diferentes maneiras de preparo e consumo. Os registros das atividades serão apresentados em Mostra cultural na unidade escolar e em atividades previstas em calendário escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner da Iv Expo Consciência Negra

IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista

Publicado em: 22/11/2024 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do CEI Dandara dos Palmares

Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares

Publicado em: 21/11/2024 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Renovação dos contratos de professores temporários

Publicado em: 19/11/2024 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias

Publicado em: 19/11/2024 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Campanha de Mobilização contra a Dengue

Campanha de Mobilização contra a Dengue acontece de 18 a 29 de novembro

Publicado em: 18/11/2024 1h36 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.478