Notícias

Estudantes do VOPO e do AMOR têm suas poesias lançadas em livro de coletâneas

Publicação é composta por poesias marginais de crianças e jovens das EMEFs Marechal Rondon e Paulo Carneiro

Publicado em: 08/12/2017 17h25 | Atualizado em: 30/11/2020

Estudantes_Vopo_Amor_740_x_430.jpg

No próximo sábado, 9 de dezembro, estudantes de duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, EMEF Marechal Rondon e EMEF Paulo Carneiro, terão suas poesias publicadas em um livro de coletâneas. A publicação faz parte do Programa Veia e Ventania 2017, da Secretaria Municipal de Cultura, e vai ocorrer na Biblioteca Afonso Schmidt, na Freguesia do Ó.

As crianças e jovens escritores estudam em escolas que ficam localizadas em bairros da zona norte da capital paulista. A EMEF Paulo Carneiro está no bairro Parque Vila Maria e a EMEF Marechal Rondon, no Jardim Joamar, ambos periféricos. Nos dois grupos de estudantes o que mais chama atenção é o gosto pela poesia marginal e literatura periférica, além da existência de coletivos de arte e poesia. E essas semelhanças não são meras coincidências.

O coletivo VOPO – Vozes Poéticas foi criado em 2014 na EMEF Paulo Carneiro e é liderado pelo Professor de História Felipe Yanez, que há seis anos leciona na unidade. O professor conta que o grupo foi fundado pela iniciativa dos próprios alunos, como um desdobramento de um dos projetos da unidade do contraturno escolar sobre cultura latino-americana. Lá, as poesias em espanhol apresentadas serviram de inspiração para que eles iniciassem a escrita de seus próprios textos. Atualmente, o coletivo já possui a participação de cerca de 50 estudantes.

O surgimento do Coletivo AMOR (Arte Movimento Rebeldia) ocorreu em 2017 na EMEF Marechal Rondon e teve a influência do Coletivo VOPO. Uma parceria entre o Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL) Eduardo Neves, de História, e a Professora Joyce Araújo, de Língua Portuguesa, fez com que estudantes do 4º ao 8º ano participassem de um sarau feito por adolescentes do VOPO.

“A apresentação do VOPO causou em nós e em nossos alunos um impacto devastador. Começamos, logo em seguida, um trabalho com poesia periférica e literatura marginal e os alunos se identificaram de imediato”, diz a professora Joyce.

A união entre as escolas fez com que o interesse dos estudantes pela literatura crescesse cada vez mais e abriu algumas portas para outras iniciativas. Entre elas, a proposta de parceria com o Coletivo Poetas do Tietê, para a publicação do livro do Projeto Veia e Ventania 2017. A publicação é composta por cerca de 40 poemas dos alunos dos dois coletivos e de frequentadores das bibliotecas municipais Alvares de Azevedo e Afonso Schmidt.

Serviço

Lançamento do livro do Projeto Veia e Ventania 2017
09 de dezembro, às 14h.
Local: Biblioteca Afonso Schmidt
Avenida Eliseu Teixeira Leite, 1470 – Freguesia do Ó

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211