Notícias
Estudantes do Tamandaré se apresentam no CEU Jaçanã
Evento contou com a participação dos jovens slammers da escola e com os alunos do projeto de violão
Publicado em: 01/10/2018 13h24 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Rádio Calafrio
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé participaram no sábado, dia 15 de setembro, do Sarau no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã.
O encontro cultural teve apresentações do Projeto de Violão Popular sob orientação do professor Gregory Pina e dos jovens poetas que declamaram um extenso repertório de Poesia Slam (poesia autoral falada e performada de até 3 minutos) com orientação da professora Carolina Cortinove.
A participação dos alunos (ou dos jovens slammers) serviu como uma preparação para a terceira edição do Campeonato de Poesia Slam organizado pela professora Carolina Cortinove da Sala de Leitura, que acontecerá com os alunos do Ensino Fundamental II em setembro e outubro na escola.
Machismo, desigualdade social, homofobia, violência contra a mulher e racismo foram alguns dos temas abordados nas batalhas de poesia, que contou também com a participação do público presente, de familiares dos alunos e do grupo VOPO (Vozes Poéticas), coletivo cultural fundado na EMEF Paulo Carneiro em 2014. “Foi bom mostrar o que sentimos através da poesia e competir também com o pessoal do VOPO. Espero que tenham mais eventos como esse!”,
comentou Guilherme Eduardo Lima, do sexto ano da EMEF Almirante Tamandaré.
Os estudantes do Projeto Imprensa Jovem Rádio Calafrio, também da EMEF Almirante Tamandaré, marcaram presença fazendo a cobertura do evento e participando como jurados das batalhas.
Para fechar o repertório cultural do sábado, a aluna Geovanna Deolino da Silva, do oitavo ano, cantou “Mudaram as estações”, do cantor e compositor Renato Russo, acompanhada dos alunos do Projeto de Violão Popular. “Acho muito interessante esse tipo de evento. É sempre bom ver as ideias dos outros escritas em um poema e eu também nunca havia participado cantando. Foi uma experiência muito boa!”, disse Geovanna.

Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Filme "O Agente Secreto", indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, tem exibição gratuita nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona sul recebem vacinação antirrábica para cães e gatos no final de semana
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no sábado (24)
Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública mobiliza a sociedade e recebe quase duas mil contribuições sobre a gestão das EMEFs
Secretaria Municipal de Educação
Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões
Secretaria Municipal de Educação
Divisão de Currículo da SME abre inscrições para vagas nas equipes dos núcleos de Gênero e Diversidade, Relações Étnico-Raciais e Leitura e Literatura/AEL
Relacionadas
Filme “O Agente Secreto”, indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, tem exibição gratuita nos CEUs
Publicado em: 23/01/2026 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona sul recebem vacinação antirrábica para cães e gatos no final de semana
Publicado em: 23/01/2026 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no sábado (24)
Publicado em: 23/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública mobiliza a sociedade e recebe quase duas mil contribuições sobre a gestão das EMEFs
Publicado em: 22/01/2026 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões
Publicado em: 22/01/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação