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Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Projeto de robótica inclusiva desenvolvido em Parelheiros promove inclusão e aprendizado
Publicado em: 22/09/2025 9h51 | Atualizado em: 22/09/2025

Unindo robótica, inclusão e sustentabilidade, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Manoel Vieira de Queiroz, no CEU Parelheiros, extremo sul de São Paulo, criaram uma cadeira de rodas inteligente e autônoma utilizando materiais sustentáveis. A iniciativa está transformando o aprendizado em impacto real dentro e fora da comunidade escolar.
A ideia surgiu após uma conversa com os estudantes, quando foi observada a presença significativa de pessoas com dificuldades de locomoção na escola. “Pensando nas necessidades do território, incentivamos os estudantes a criarem um projeto de robótica inclusiva. O objetivo foi garantir oportunidades iguais de locomoção para pessoas com deficiência, independentemente de suas condições físicas”, explicou a POED (Professora Orientadora de Educação Digital) Selma Jacome, responsável pelo projeto.
Na unidade, cerca de 140 dos 1200 estudantes matriculados são público-alvo da educação especial. A decisão de trabalhar com inclusão dialogou com os conteúdos do caderno de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A cadeira foi construída do zero, com estrutura em tubos de PVC, escolhidos pela facilidade de corte e manuseio, rodas de bicicleta e um assento estofado para conforto. Na parte eletrônica, os estudantes aplicaram conhecimentos de robótica. Instalaram motor, bateria e um controlador no apoio de braço, conectado a um sistema com três eixos de Arduíno.
O resultado foi surpreendente: uma cadeira de rodas funcional, prática, sustentável e responsiva. “Este projeto vem transformando a vida dos estudantes porque reduziu a evasão escolar, aumentou a autonomia e a responsabilidade, além de fortalecer o trabalho em equipe e a confiança em suas próprias capacidades”, destacou a professora Selma.
E para manter o programa registrado, um site próprio foi elaborado pela professora e os estudantes, chamado “WHEELCHAIR – Robótica Inclusiva PCD”, onde o passo a passo da elaboração foi destacado.
Referência na Educação Digital
O projeto foi exibido no Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem, no sábado (20), em que foi discutido a acessibilidade e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação.
A edição de 2025 do Seminário e Mostra de Tecnologias, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro no CEU Rei Pelé, também contará com a participação no projeto.
Tecnologias para Aprendizagem (TPA)
O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) faz parte da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e é responsável por integrar as tecnologias ao currículo da Rede Municipal, com foco na formação dos Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) e demais educadores.
Suas ações são pautadas em valores como cidadania digital, protagonismo, autonomia, colaboração, pensamento crítico e acesso democrático às tecnologias de informação e comunicação, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que incentivam estudantes a compreender, interagir e ressignificar o mundo por meio da tecnologia, em favor de uma formação integral e cidadã.
Saiba mais sobre o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem.
Confira mais imagens da cadeira:
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