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Estudantes de escola municipal ‘elegem’ Grêmio com urna eletrônica e representante do TRE

Em 2021 foram constituídos 342 Grêmios Estudantis; neste ano, a previsão é que 100% das escolas tenham suas agremiações

Publicado em: 29/04/2022 16h28 | Atualizado em: 29/04/2022

 

Imagem de uma urna eletrônica com a palavra 'FIM' na tela.

Mais de 700 alunos da EMEF Armando Cridey Righetti, da DRE São Miguel, elegeram nesta quinta-feira (28) o novo grêmio estudantil da unidade. A votação foi feita em três urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  

A chapa vencedora foi a “Good vibes”, nº 25, e tinha como representantes os estudantes Emily Reis Rodrigues e Pedro Miguel Alves de Araujo. Eles fizeram campanha com cartazes e passaram em todas as classes apresentando suas propostas que eram reformar telhado da quadra, reformar portas dos banheiros, tirar a proibição do celular, além de promover mais gincanas, campeonatos de basquete, vôlei, pebolim, disco e queimada.

A organização da eleição ficou por conta de 12 alunos da escola que fizeram o curso de mesário no TRE. Isabella Silva quis ser mesária para poder auxiliar os outros alunos. “Se eu não fosse mesária não daria para fazer a eleição com a urna eletrônica”, disse Isabella. Ela disse que acha importante esse contato para ajudá-los quando forem votar de verdade.

Não foi a primeira vez que o TRE fez essa parceria com uma escola. “Nós já fizemos, tivemos que suspender por causa da pandemia, mas as escolas entram em contato e a gente consegue, na medida do possível, administrativamente falando, a gente faz a eleição”, informou Elis Silva, servidora do TRE. 

Apuração

Vanessa Diniz, secretária da escola judiciária do TRE, explicou como funciona a contagem dos votos. “Durante todo esse período eles estão inserindo seus votos na urna, quando finalizarmos o horário da eleição, a urna automaticamente emite uma filipeta chamada de ‘boletim de urna’ que está computado todos os votos dessa urna. […] São emitidos 3 vias do boletim de urna, como uma eleição normal, a única coisa diferente é a soma de todas as urnas para declarar o vencedor”, disse.

Segundo Vanessa, o objetivo dessas ações é que o estudante tenha a vivência e se habitue com um processo eleitoral, e também que a justiça eleitoral apresente uma maior transparência do trabalho. “Todos os mitos que surgem, as notícias que falam sobre a fragilidade da urna, possibilidade de fraude, quando os alunos desde mais novinhos crescem acompanhando esse processo, tendo esse contato com o sistema eleitoral, com a urna eletrônica, e até mesmo com todo o processo que leva um candidato até a urna e o eleitor a votar nele, isso se desfaz”, disse ela.

Os “eleitores” são estudantes do ensino fundamental I e II e tiveram sete chapas como opção de voto. Os “candidatos” fizeram campanhas prévias, entrando nas salas de aulas para pedirem votos e falarem de seus “planos de trabalho”, além de produzirem vídeos e cartazes. 

Chapa vencedora
Integrantes da chapa vencedora.

Parceria

A chapa eleita vai participar de reuniões para fazer a “transição” com a diretoria atual. A posse será no dia 30 de junho. 

“Se no âmbito da escola  já conseguirem pensar nessa dinâmica de escolher o melhor grupo para representá-los e durante essa escolha passar por um processo  igual ao processo normal de eleição, isso dá mais propriedade e sentido de cidadão para eles”, disse o professor de ciências, orientador do grêmio, José Wilton do Santos.

Barbara Lima, servidora do TRE que acompanhava e auxiliava os “eleitores” e “mesários”, frisou a importância da parceria. “Acho que a maioria aqui nunca teve contato com a urna […] Depois percebem que eles estão fazendo parte de uma escolha importante para a escola deles e que no futuro eles vão fazer parte de uma escolha maior.”

“Eu achei interessante, porque a gente nunca votou assim na urna”, disse a estudante Jeany Nery Alves. Os estudantes estavam entusiasmados por terem tido esse primeiro contato com a urna eletrônica.

Grêmio anterior 

Grêmio atual
Integrantes do grêmio atual

Para os representantes do grêmio atual,  Gabriel Santos e Breno Oliveira, o mandato foi tranquilo, pois  tiveram apoio da direção e coordenação da escola. 

“Total apoio, foi algo bem simples. Em alguns momentos a gente tinha que debater algumas ideias, mas era só para esclarecer tudo, então sempre entramos em acordo”, disseram.

Eles reforçaram que desenvolveram alguns projetos, como o clube de xadrez, jornal da escola, iniciaram a ideia de clubes iniciais, e também conseguiram fazer passeios, como uma exposição da Nasa. 

A sala do grêmio foi pintada por duas alunas e um professor. “Foi super legal, a gente veio bem cedinho e começou a pintar. Achamos que não ia dar pra terminar mas no final tudo correu bem”, disse Isabella Silva. 

Sala do grêmio
Sala do grêmio

Em toda a Rede 

No ano passado foram constituídos 342 Grêmios Estudantis na Rede Municipal. Neste ano, já são 550 em processo de formação e a expectativa é que 100% das escolas tenham seus Grêmios. A Secretaria Municipal de Educação vai apoiar as escolas que necessitarem.

O prazo máximo para eleição das chapas terminou nesta quinta-feira (28). O objetivo dos grêmios é defender o interesse dos estudantes e criar, democraticamente, oportunidades para que discutam, desenvolvam e fortaleçam ações que estimulem a convivência harmoniosa na escola. 

As diretorias das chapas devem ser compostas por oito integrantes que ficam responsáveis por diferentes áreas, como comunicação, esportes, cultura, entre outros. O programa de formação dos grêmios pretende fomentar a participação dos estudantes no cotidiano e incentivar o exercício da cidadania e o engajamento democrático. 

Os grêmios são constituídos por estudantes do ensino fundamental I e II. Entretanto, a Secretaria Municipal de Educação também estimula o movimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas unidades de educação infantil por meio dos Conselhos Mirins.

O grêmio poderá promover ações na área social, cultural, esportiva, educacional e política, por meio de eventos, cursos, debates, palestras e campeonatos.

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