Estudantes da RME participam da XII Final Municipal de Xadrez por Equipe

Cerca de 1.560 enxadristas de unidades das 13 Diretorias Regionais de Educação participaram da competição

Publicado em: 25/06/2018 15h07 | Atualizado em: 30/11/2020

final_xadrez_740_x_430.jpg

Nos dias 19 e 20 de junho, aconteceu no auditório do Sport Clube Corinthians Paulista a 12ª Final Municipal de Xadrez por equipe.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU) e contou com o apoio da Sabesp e do Sport Clube Corinthians Paulista.

Para participar da abertura do evento, foram convidados o Árbitro Internacional de Xadrez e responsável pela equipe de arbitragem do evento, Estevão Tavares Neto, o Diretor da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, Fábio Villani, o representante do Sport Club Corinthians Paulista, Wellington Raso Cardoso e o Coordenador da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação (COCEU), Rafael Palhares, que comentou sobre a importância do estímulo à prática dos jogos de tabuleiro. “A SME estimula sempre todas as escolas e professores para o desenvolvimento de atividades e projetos com jogos de tabuleiro. O Xadrez aproxima as pessoas, estimula o raciocínio lógico e ajuda na criação de estratégias em busca de uma disputa saudável, auxiliando no nosso desenvolvimento”, ressaltou Rafael.

A etapa regional contou com a presença de 9 mil estudantes enxadristas de 300 unidades educacionais. Na fase municipal, 1.560 enxadristas na faixa etária de 7 a 16 anos de idade das 13 Diretorias Regionais de Educação representaram 260 equipes entre os dois dias de competição. As partidas foram cronometradas com tempo de quinze minutos para cada jogador e cada equipe disputou 6 rodadas durante a competição.

Em primeiro lugar na classificação geral, com 78 pontos, ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sebastião Francisco (DRE Itaquera), seguida das EMEFs Pedro Teixeira e Carlos Pasquale (DRE São Miguel Paulista), com 52 e 51 pontos, respectivamente.

A estudante Laisa da Luz, 8 anos, da EMEF Martin Francisco de Andrada (DRE Jaçanã/Tremembé), disputou na categoria sub 8 Feminino e revelou como se saiu na competição. “Achei o campeonato legal! No começo senti muito medo, estava cheio e pensei que iria perder todas as rodadas. Na 3ª rodada eu estava muito nervosa pois já tinha ganhado duas partidas. Na sexta rodada eu estava perdendo, mas fui jogando e mexi uma peça. E ganhei. Não perdi nenhuma rodada. Na hora de subir no ‘palco’ fiquei nervosa, mas me senti muito alta! Agora me acostumei com o lugar e quero ir todos os dias! Minha mãe ficou muito feliz e orgulhosa porque eu e minhas amigas somos as melhores jogadoras de Xadrez!”, disse Laisa.

A Assistente de Direção Marlene Pita, da EMEF Martin Francisco de Andrada (DRE Jaçanã/Tremembé), esteve presente no evento com a Professora Jéssica Roque, responsável na unidade pelo projeto neste ano, acompanhou os estudantes enxadristas classificados de sua escola e comentou sobre a participação das equipes na competição. “Participamos de Finais Municipais por Equipes desde 2015, ano em que iniciamos o Xadrez na EMEF Martin Francisco, porém, somente neste ano tivemos uma categoria Sub 8 Feminina classificada para a Final. As meninas foram muito bem! Demonstraram muito empenho, dedicação, concentração e conhecimento, conquistando assim, o título de campeãs”, observa Marlene.

O Coordenador do Programa Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino, Égnon Viana, comentou sobre a expansão do Xadrez ao longo dos anos na RME. “Xadrez por Equipe teve a sua 1º edição no ano de 2007. Em mais de uma década sendo realizado com regularidade todos os anos, é o maior evento de Xadrez por Equipe do país. A explicação para tamanha participação está no trabalho compartilhado com as Diretorias Regionais de Educação e, acima de tudo, o envolvimento dos professores que abraçam essa causa. A modalidade Xadrez por Equipe é emocionante porque desafia os jogadores a compreenderem de fato o trabalho em equipe. Os seis integrantes têm um papel importantíssimo. Um movimento semelhante ao que acontece na vida. Uma luta, um esforço a cada partida para alcançar objetivos”, observou Égnon.

Confira os três primeiros colocados em cada categorias:

Sub 08 Absoluto

1º lugar – Aldina Analia – DRE Capela do Socorro

2º lugar – CX CEU Alto Alegre – DRE São Miguel

3º lugar – Carlos Pasquale – DRE São Miguel

Acesse o resultado completo de todas as categorias.

Confira o álbum de fotos do evento.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação