Notícias
Estudantes da Rede Municipal visitam o Museu Afro
Tour faz parte de um projeto organizado pela EMEF Francisco Rebolo
Publicado em: 23/03/2024 10h00 | Atualizado em: 22/03/2024
Os estudantes na EMEF Francisco Rebolo visitaram nesta quinta-feira (21) o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo para complementar um projeto de educação antirracista organizado na unidade chamado “Luz, Câmera, Rebolo”.
O projeto é um grupo de dança e produção de vídeos idealizado pelo Professor Orientador de Educação Digital Lucas Almeida e está alinhado com as orientações do Currículo da Cidade. A sua origem está no Projeto Itinerâncias Antirracistas organizado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e outras áreas da Divisão de Currículo da SME (DC/COPED).
A proposta do projeto é fazer o uso do corpo e do movimento para elaborar vídeos e apresentações com temáticas antirracistas. A visita ao museu foi mais uma etapa dentro das ações do professor. “O contato com o acervo e sua história foram fundamentais para os estudantes conhecerem ainda mais sobre a cultura negra e isso irá potencializar a dança e torná-la engajada e consciente”, apontou.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conferir o acervo, que conta com mais de 8 mil obras e documentos de autores brasileiros e estrangeiros com datas que vão desde o século XV até os dias atuais. Entre as diversas exposições, a de destaque é a de longa duração, que conta com 6 núcleos: África: Diversidade e Permanência; Trabalho e Escravidão; As Religiões Afro-Brasileiras; Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira; O Sagrado e o Profano; e História e Memória .
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo pertence ao Governo do Estado, dentro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerido pela Associação Museu Afro Brasil.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina
Secretaria Municipal de Educação
Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Relacionadas

Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Publicado em: 30/09/2025 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha
Publicado em: 30/09/2025 4h53 - em Diretoria Regional de Educação Penha

EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina
Publicado em: 30/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Publicado em: 26/09/2025 2h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel