Notícias
Estudantes da rede municipal participam de obra exposta na Bienal de São Paulo
Ação inédita envolve 553 estudantes na produção de 4 mil cogumelos de argila
Publicado em: 12/09/2018 17h47 | Atualizado em: 30/11/2020
Pela primeira vez, a Bienal de Arte de São Paulo conta com uma obra realizada com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. Intitulada “Vivam os Campos Livres”, a obra produzida em coautoria com o artista espanhol Antonio Ballester tem em sua composição 4 mil cogumelos feitos de argila pelos alunos e está instalada na entrada da 33ª Bienal de São Paulo, que acontece de 7 de setembro a 9 de dezembro no Pavilhão Ciccilo Matarazzo, no Parque Ibirapuera.
Os cogumelos foram confeccionados sob a orientação de Ballester entre maio e agosto por 553 estudantes, de 5 a 14 anos, de unidades educacionais de Centros Educacionais Unificados (CEUs) de todas as regiões da cidade (Pêra Marmelo (Norte), Capão Redondo (Sul), Butantã (Oeste), Aricanduva e Vila Curuçá (Leste)), com a colaboração de vinte professores, formados em oficinas de cerâmica com artista indicada pelo espanhol.
“Participar de uma obra exposta na Bienal é algo que emociona e enche de orgulho todos os envolvidos”, observa a professora Nádia Nery, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Dr. Paulo Gomes Cardin, do CEU Aricanduva. De acordo com a Coordenadora de Ação Educacional do CEU Capão Redondo, Deborah Hyppolito, os estudantes ficaram encantados com a proposta de produzir cogumelos em argila. “Transformar a matéria-prima em arte foi maravilhoso. Estar presente na Bienal nos traz a certeza do quanto somos capazes de proporcionar, aos alunos da rede municipal, vivências significativas para além dos muros da escola”, ressalta a coordenadora.
Para Deborah Valverde, assessora cultural da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação (SME), esta ação é um marco para a rede municipal de ensino e para a cidade de São Paulo. “Ela é resultado da participação da comunidade escolar em um projeto coletivo e permite que os estudantes vivenciem a oportunidade de expor sua criação ao público, percebendo-se sujeitos da cultura universal”, diz Deborah.
Sobre Antonio Ballester Moreno
Antonio Ballester Moreno participa da 33ª Bienal de São Paulo como artista-curador. Ele vive e trabalha em Madri, na Espanha, e é considerado uma das figuras-chave do cenário jovem da arte espanhola. O seu trabalho é composto por pinturas, colagens e cerâmicas que se materializam por meio de formas geométricas que se referem à natureza.
Suas obras integram coleções como as do Centro de Arte Dos de Mayo (CA2M) (Móstoles – Espanha), Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão (MUSAC) (León – Espanha), Coleção Olbricht, (Berlim – Alemanha) e Colecção Reydan Weiss (Essen – Alemanha).
Galerias de imagens:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
CEU e COCEU
Roda de Conversa no CEU Formosa promove reflexões sobre migração nordestina e produção escrita
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar
Relacionadas
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação
Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial
Publicado em: 08/06/2026 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Publicado em: 03/06/2026 3h24 - em Secretaria Municipal de Educação
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Publicado em: 03/06/2026 2h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Publicado em: 03/06/2026 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação