Notícias

Estudantes da EMEF Heitor de Andrade prestam homenagem a sobreviventes de Hiroshima

Projeto reconta acontecimento marcante da história mundial e incentiva o debate e a reflexão

Publicado em: 20/08/2018 16h41 | Atualizado em: 30/11/2020

hiroshima_740x430.jpg

No último dia 6 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor de Andrade, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, prestou homenagens aos sobreviventes da bomba atômica que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945, meados do fim da Segunda Guerra Mundial. A ação pedagógica teve como tema a Paz Mundial e usou vídeos, rodas de conversa, análise de músicas e poesia para recontar os fatos e promover a reflexão.

As atividades continuaram ao longo da semana e os estudantes, com a ajuda dos professores, confeccionaram mil tsrus em verde e amarelo para enviar ao Memorial da Paz em Hiroshima. Tsuru é uma ave sagrada para o povo nipônico que, segundo a lenda, vive por mil anos e por isso é símbolo de sorte, paz, felicidade e longevidade.

No último dia de atividades, a EMEF recebeu a visita de três sobreviventes da bomba de Hiroshima e ativistas pela paz: Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe. Eles deram depoimentos e responderam a perguntas dos estudantes. “A semana toda teve um clima diferente aqui na escola. As atividades foram interessantes. A palestra com os sobreviventes foi tocante. Eu nunca tinha participado de algo assim”, observa Agatha do Nascimento Fernandes, 12 anos.

Para Rejana Andrade, assistente de direção da EMEF Heitor de Andrade, foi uma semana significativa. “Nos dá uma alegria imensa gerar reflexão nos estudantes e esse projeto poderá servir de inspiração para outras ações transformadoras. A palestra com os sobreviventes emocionou os estudantes, professores e todos os funcionários da Unidade Escolar, especialmente nossa Supervisora, Maria de Fátima Lordelo”, relembra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem

Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos

1 1.391 1.392 1.393 1.394 1.395 1.465