Notícias

Estudantes da EMEF Heitor de Andrade prestam homenagem a sobreviventes de Hiroshima

Projeto reconta acontecimento marcante da história mundial e incentiva o debate e a reflexão

Publicado em: 20/08/2018 16h41 | Atualizado em: 30/11/2020

hiroshima_740x430.jpg

No último dia 6 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor de Andrade, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, prestou homenagens aos sobreviventes da bomba atômica que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945, meados do fim da Segunda Guerra Mundial. A ação pedagógica teve como tema a Paz Mundial e usou vídeos, rodas de conversa, análise de músicas e poesia para recontar os fatos e promover a reflexão.

As atividades continuaram ao longo da semana e os estudantes, com a ajuda dos professores, confeccionaram mil tsrus em verde e amarelo para enviar ao Memorial da Paz em Hiroshima. Tsuru é uma ave sagrada para o povo nipônico que, segundo a lenda, vive por mil anos e por isso é símbolo de sorte, paz, felicidade e longevidade.

No último dia de atividades, a EMEF recebeu a visita de três sobreviventes da bomba de Hiroshima e ativistas pela paz: Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe. Eles deram depoimentos e responderam a perguntas dos estudantes. “A semana toda teve um clima diferente aqui na escola. As atividades foram interessantes. A palestra com os sobreviventes foi tocante. Eu nunca tinha participado de algo assim”, observa Agatha do Nascimento Fernandes, 12 anos.

Para Rejana Andrade, assistente de direção da EMEF Heitor de Andrade, foi uma semana significativa. “Nos dá uma alegria imensa gerar reflexão nos estudantes e esse projeto poderá servir de inspiração para outras ações transformadoras. A palestra com os sobreviventes emocionou os estudantes, professores e todos os funcionários da Unidade Escolar, especialmente nossa Supervisora, Maria de Fátima Lordelo”, relembra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642