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Estudantes da EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho desenvolvem projeto de grafite nos muros da escola com temas dos ODS
Iniciativa fez parte do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) que discutiu soluções para questões sociais e ambientais
Publicado em: 05/12/2024 15h27 | Atualizado em: 06/12/2024
Os estudantes dos 9º anos da EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho, orientados pelas professoras Flávia Cervati Di Muzio, da Sala de Leitura, e Vanessa Carvalho Golart, do Laboratório de Educação Digital (LED), tiveram a oportunidade de exercer autonomia ao realizarem pesquisas e desenvolverem projetos baseados em temas escolhidos por eles mesmos.
O Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) permite que os estudantes desenvolvam projetos com autonomia e colaboração em equipe com base nos temas escolhidos, colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula. Além de estimular a criatividade dos estudantes que têm a sua própria autoria no projeto.
As professoras orientadoras utilizaram como base para os trabalhos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são 17 objetivos interligados e 169 metas de ação global que tratam dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados ao redor do mundo.
A partir disso, os estudantes pesquisaram sobre os objetivos e metas para escolher um tema e identificar um problema. Os temas escolhidos pelos estudantes foram: reciclagem, violência doméstica, poluição, intolerância religiosa, exploração sexual infantil, saúde mental, racismo, maus-tratos aos animais e inteligência artificial.
As etapas incluíram pesquisas e montagem de um texto argumentativo. Em seguida, os estudantes criaram uma ficha com palavras-chave e com base nesses textos desenvolveram uma produção artística.
Neste ano, a escolha da produção artística foi o grafite. O grafite “nasceu” como uma forma de jovens nova-iorquinos manifestarem suas lutas sociais e impulsionarem a arte de rua. Para os estudantes foi uma surpresa a ideia de grafitar nos muros da escola mostrando sua arte para todos.
As professoras propuseram à direção da escola utilizar os muros das escolas para transformar as reflexões dos alunos em uma intervenção artística marcante e duradoura para a comunidade escolar. “Os estudantes ficaram encantados com a experiência de conhecer e colocar em prática o grafite, uma técnica que muitos deles não tinham experimentado antes”, disse a professora Flávia.

Os grafiteiros Luiza Kamara e Skiny foram convidados para realizar oficinas de grafite com os estudantes. Mas antes de colocar a mão na massa, os estudantes junto com a professora Simone, utilizaram a inteligência artificial para criar as imagens que foram grafitadas, permitindo aos estudantes explorarem suas ideias de forma inovadora. “Dessa forma, as ilustrações não apenas representavam o tema em si, mas também mostravam a esperança e a visão otimista que os alunos tinham em relação ao mundo que desejam construir”, enfatizou a professora Flávia.
“Ao longo do processo, descobrimos alguns talentos artísticos surpreendentes.”
As pinturas dos muros da escola foram ações para além da estética, mas também para deixar uma reflexão aos outros estudantes e educadores sobre as questões sociais e ambientais. Por fim, os estudantes produzirão um vídeo abordando todo o processo da criação do projeto, explicando a escolha do tema e as etapas até a produção artística. O vídeo é um espaço para eles apresentarem propostas de soluções aos problemas levantados.
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