Estudantes da EMEF Fagundes Varella promovem “I Café Literário – Imigrantes & Refugiados & Paz”

Evento integra projeto “Imigrantes”

Publicado em: 08/10/2018 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020

cafe_literario_Drecl_740X430.jpg

No dia 2 de outubro, os estudantes do 4° ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fagundes Varella, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, promoveram o “I Café Literário – Imigrantes & Refugiados & Paz”.

A ação integra o projeto “Imigrantes”, desenvolvido durante todo o mês de setembro sob a orientação da professora Suzana Gonçalves dos Santos, que apresentou o tema em sala de aula para a turma do 4° ano B.

O “I Café Literário – Imigrantes & Refugiados & Paz” teve apresentações dos alunos de leitura de poemas, uma roda de conversa sobre o tema, além de comes e bebes.
As outras turmas da escola realizaram debates e pesquisas referentes aos imigrantes, além de também trabalharem com as ações do Leituraço, projeto de leitura simultânea de livros sobre a temática.

O Café colaborativo teve como principal propósito finalizar as atividades com uma sequência didática, fomentando o protagonismo juvenil, a formação de público, o respeito entre as classes e a fraternidade entre todos. Os estudantes recitaram diversos poemas, em especial “Imigrantes”, “Refugiados” e “Paz”, do professor da rede municipal de ensino e autor do livro “Leituras da Sala e Outros Poemas”, Cosme Sanches.