Estudantes da EMEF Dr João Naoki Sumita produzem revista científica

Atividade desenvolveu habilidades de escrita, confiança e trabalho em grupo

Publicado em: 27/12/2023 12h04 | Atualizado em: 27/12/2023

Fotografia mostra três pessoas sentadas em volta de uma mesa.
Os estudantes dos 8ºs anos da EMEF Dr. João Naoki Sumita, da DRE Itaquera, produziram uma revista científica com textos, entrevistas, ilustrações, curiosidades, experiências, entre outros conteúdos que eles fizeram com linguagem adaptada para sua idade e dos colegas.

A atividade começou no segundo semestre deste ano, quando a professora de ciências Sabrina Sobral Marchetto Leite deu a ideia à turma que rapidamente aceitou. Nesta mesma aula, os estudantes já começaram a discutir os conteúdos que iriam compor a revista.

Primeiro foi definido o tema central: questões ambientais. Cada aluno escolheu o que iria fazer e eles se dividiram em ilustradores, redatores, repórteres, entre outras funções. As ilustrações foram feitas pela mesa digitalizadora que faz parte do kit de experiências pedagógicas que a Prefeitura distribuiu para as escolas. E assim criaram a revista, intitulada “Nós e a ciência”.

“A ideia surgiu numa tentativa de tentar aproximá-los do mundo científico. A gente tem aulas que oferecem inúmeras oportunidades de imersão nesse universo científico, que ao meu ver é extremamente importante para formação deles e para compreensão do mundo deles também, mas eu acho que ainda é pouco. Então foi numa tentativa de fazer eles irem buscar algo além do que a gente oferta nas aulas, do que a gente oferta durante nosso convívio semanal”, disse a professora Sabrina.

Os estudantes trabalharam em grupos de acordo com a atividade de preferência de cada um. Primeiro eles fizeram pesquisas e assim começaram a escrever, utilizando uma linguagem para deixar os textos atrativos para o público leitor, que seria da mesma faixa etária deles.

“Ajudou eles em diversos aspectos. Um desses aspectos foi a confiança, a confiança de que eles são capazes de produzir coisas por eles mesmo, eles são capazes de criar e produzir coisas que são incríveis. Essa satisfação que eu percebi neles, quando eu mostrei a revista finalizada, dava pra ver que eles estavam emocionados com o que tinha surgido, era o trabalho deles que estava ali”, contou.

Todo o conteúdo que compôs a revista foi escolhido pelos estudantes. Em uma sessão eles fizeram experiências e brincadeiras. O grupo pesquisou e escolheu ensinar os leitores a fazerem um foguete de bexiga. Eles testaram a experiência e depois descreveram o passo a passo com orientações e fotos. A brincadeira escolhida foi um caça palavras com termos relacionados à reciclagem.

Com esse trabalho diversas habilidades foram desenvolvidas, a professora Sabrina pontuou que até a mandar email eles aprenderam. “Em termos pedagógicos, acredito que todos eles puderam aprender algo em algum momento. Mas uma das coisas que pra mim foi muito rica foi eles conseguirem, em grupo, chegar num consenso e definir juntos o que seria melhor de ser feito. Essa habilidade de trabalho em grupo pra mim foi uma das coisas extremamente ricas que aconteceram nesse semestre”, finalizou Sabrina.

Esta foi a primeira edição da revista, para o próximo ano estão previstos outros exemplares. Toda a produção foi feita pelos estudantes, desde o início com as pesquisas até a finalização. Eles escreviam os textos nas aulas, às vezes até finalizavam em casa os materiais para que tudo ficasse pronto no tempo estipulado pela professora.