Notícias

Estudantes da EMEBS Anne Sullivan participam do “Dia da visibilidade e orgulho surdo”

Ação amplia as experiências da leitura e da escrita dos estudantes surdos, explorando e se apropriando dos espaços públicos

Publicado em: 01/10/2019 13h00 | Atualizado em: 30/11/2020

emebsannesullivan_740x430.jpg

Na quinta-feira (26), a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan, da Diretoria Regional de Educação Santo Amaro, participou do “Dia da visibilidade e orgulho Surdo”, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.

O evento foi realizado no vão do MASP, Avenida Paulista, e reuniu Escolas Bilíngues para Surdos, públicas e privadas, Escolas Polo, Inclusivas, Lideranças Surdas, Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), Associações, profissionais da área da surdez, familiares de Surdos, estudantes de Libras, universitários, estagiários e simpatizantes da causa.

A participação no evento da comunidade surda integra o conjunto de ações pedagógicas realizadas durante o mês de setembro na EMEBS Anne Sullivan, voltadas para o trabalho com a Cultura Surda.

Segundo a Professora Adriana Sousa e a Instrutora Surda Karen, o conjunto de atividades desenvolvidas busca atender ao eixo identidade surda, presente no Currículo das EMEBSs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, entre os principais objetivos estão: explorar a consciência e a construção de um modelo de identidade surda a partir da interação com pessoas surdas; vivenciar, com modelos surdos (instrutores, vídeos) experiências que possibilitem perceber, adquirir e utilizar aspectos da cultura surda, dentro e fora da escola; explorar o significado dos símbolos da surdez, dos grupos sociais, dos eventos e festas da comunidade surda e compreender a importância da participação em associações de surdos e eventos realizados pela comunidade surda.

Além disso, a ação colabora com a ampliação das experiências de letramento dos educandos surdos, explorando e se apropriando de espaços culturais, de lazer e de outros serviços oferecidos pela cidade, a fim de favorecer a socialização e aumentar as possibilidades dos estudantes e de seus familiares de se envolverem em outras atividades além da escola, em uma perspectiva de educação libertadora e para a autonomia.

Veja as fotos

emebsannesullivan_740x430 1.jpg

emebsannesullivan_740x430 2.jpg

emebsannesullivan_740x430 3.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de oito adultos em pé posando para câmera.

SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre

Publicado em: 09/09/2026 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira atrás da mesa. Uma mesa ao lado com o cartaz

Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM  

Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696