Notícias

Estudantes da AEL se apresentam no Theatro Municipal na abertura da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

11ª edição do evento celebra o centenário do Modernismo Brasileiro com programação online e presenciais em vários locais da cidade entre os dias 4 e 8 de abril

Publicado em: 30/03/2022 14h37 | Atualizado em: 31/03/2022

banner de divulgação da 11º Semana De Estudo E Leitura 2022 - evento gratuito, de 4 a 8 de abrilNo dia 4 de abril, às 13 horas, ocorrerá a abertura da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, cerca de mil estudantes e professores de escolas que participam do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) estarão na plateia e também no palco em apresentações culturais. A programação da abertura contará também com os Barbatuques e com o ator Paschoal da Conceição, interpretando Mário de Andrade.

A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura acontece de 4 a 8 de abril com atividades gratuitas, presenciais e on-line. É uma ação conjunta com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo em razão da Lei 14.999/09.

Segundo Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL na SME, é importante que o evento tenha a sua abertura no Theatro Municipal, marcando o centenário da Semana de Arte Moderna. “Mesmo tendo o seu significado revisto de tempos em tempos, a Semana de Arte Moderna continua sendo um grande momento na história da nossa cultura, tanto pela preocupação em dar centralidade à cultura brasileira nas artes como pelas inovações estéticas que apareceram no período”. 

Participação da RME na abertura da Semana 

Abertura – Hino Nacional Brasileiro interpretado pelo coral de professores da DRE Guaianases 

Teatro “As cores de Tarsila” – representada por estudantes da EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, da zona Leste (Aricanduva), que fazem parte da AEL Vinícius de Moraes. A peça apresenta, brevemente, a trajetória da artista modernista Tarsila do Amaral. O grupo revisita obras como “Os operários”, “A negra”, “Abaporu” e transpõem para o palco as cores, formas e sensações presentes nas obras dessa artista.

Apresentação musical poética – com estudantes da EMEF Liliane Verzine Silva, da zona Sul (Jardim Luso), que fazem parte da AEL Carolina Maria de Jesus. Os alunos farão um pot-pourri, com a seguinte programação:

Declamação das poesias, apresentação musical e performance 

Balé “Fadas da Natureza: eternidade e em busca do vale perdido” com os alunos da EMEF Amadeu Mendes, da zona Oeste (Parque São Domingos).

Imprensa Jovem – Estudantes que fazem parte de projetos de educamunicação marcarão presença no Municipal para cobertura jornalística.

O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano estão programadas dezenas delas que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo com escritor, visita guiada, teatro e muito mais. Elas acontecem em bibliotecas, escolas, parques, praças, e até mesmo em shopping center. Qualquer lugar é um cantinho para a leitura! A programação remota, que está bastante rica e diversa, acontece pelas redes oficias Estudo e Leitura.

 A 11ª Semana de Estudo e Leitura conta com o apoio do SESC, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

A programação completa pode ser conferida na aba Agenda do portal Estudo e Leitura e nas redes sociais oficiais da Semana: 

 https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/  

instagram.com/estudo_leitura  

facebook.com/estudoeleitura 

youtube.com/estudoeleitura 


Semana de Leitura 2022

De 4 a 8 de abril de 2022

 

Abertura – 4/4 – 13h

Theatro Municipal de São Paulo

 

Encerramento – 8/4 – 13h

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283