Notícias
Estudantes da AEL se apresentam no Theatro Municipal na abertura da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura
11ª edição do evento celebra o centenário do Modernismo Brasileiro com programação online e presenciais em vários locais da cidade entre os dias 4 e 8 de abril
Publicado em: 30/03/2022 14h37 | Atualizado em: 31/03/2022No dia 4 de abril, às 13 horas, ocorrerá a abertura da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, cerca de mil estudantes e professores de escolas que participam do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) estarão na plateia e também no palco em apresentações culturais. A programação da abertura contará também com os Barbatuques e com o ator Paschoal da Conceição, interpretando Mário de Andrade.
A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura acontece de 4 a 8 de abril com atividades gratuitas, presenciais e on-line. É uma ação conjunta com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo em razão da Lei 14.999/09.
Segundo Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL na SME, é importante que o evento tenha a sua abertura no Theatro Municipal, marcando o centenário da Semana de Arte Moderna. “Mesmo tendo o seu significado revisto de tempos em tempos, a Semana de Arte Moderna continua sendo um grande momento na história da nossa cultura, tanto pela preocupação em dar centralidade à cultura brasileira nas artes como pelas inovações estéticas que apareceram no período”.
Participação da RME na abertura da Semana
Abertura – Hino Nacional Brasileiro interpretado pelo coral de professores da DRE Guaianases
Teatro “As cores de Tarsila” – representada por estudantes da EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, da zona Leste (Aricanduva), que fazem parte da AEL Vinícius de Moraes. A peça apresenta, brevemente, a trajetória da artista modernista Tarsila do Amaral. O grupo revisita obras como “Os operários”, “A negra”, “Abaporu” e transpõem para o palco as cores, formas e sensações presentes nas obras dessa artista.
Apresentação musical poética – com estudantes da EMEF Liliane Verzine Silva, da zona Sul (Jardim Luso), que fazem parte da AEL Carolina Maria de Jesus. Os alunos farão um pot-pourri, com a seguinte programação:
Declamação das poesias, apresentação musical e performance
Balé “Fadas da Natureza: eternidade e em busca do vale perdido” com os alunos da EMEF Amadeu Mendes, da zona Oeste (Parque São Domingos).
Imprensa Jovem – Estudantes que fazem parte de projetos de educamunicação marcarão presença no Municipal para cobertura jornalística.
O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano estão programadas dezenas delas que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo com escritor, visita guiada, teatro e muito mais. Elas acontecem em bibliotecas, escolas, parques, praças, e até mesmo em shopping center. Qualquer lugar é um cantinho para a leitura! A programação remota, que está bastante rica e diversa, acontece pelas redes oficias Estudo e Leitura.
A 11ª Semana de Estudo e Leitura conta com o apoio do SESC, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).
A programação completa pode ser conferida na aba Agenda do portal Estudo e Leitura e nas redes sociais oficiais da Semana:
https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/
Semana de Leitura 2022
De 4 a 8 de abril de 2022
Abertura – 4/4 – 13h
Theatro Municipal de São Paulo
Encerramento – 8/4 – 13h
Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
12ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs ocorre até o dia 14 de junho
Secretaria Municipal de Educação
CEU Parelheiros recebe cobertura de quadra poliesportiva e autorização para o início de obras de manutenção do planetário
Educomunicação
Imprensa Jovem celebrará 18 anos em evento mundial da Unesco
Secretaria Municipal de Educação
Escola de Dança de São Paulo da Fundação Theatro Municipal abre vagas para cursos livres
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP reforça a importância de atualização cadastral de estudantes para distribuição no programa Leve Leite
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para oficinas de panificação gratuitas nos CEUs
Relacionadas

12ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs ocorre até o dia 14 de junho
Publicado em: 07/06/2023 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Parelheiros recebe cobertura de quadra poliesportiva e autorização para o início de obras de manutenção do planetário
Publicado em: 07/06/2023 2h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem celebrará 18 anos em evento mundial da Unesco
Publicado em: 06/06/2023 2h32 - em Educomunicação

Escola de Dança de São Paulo da Fundação Theatro Municipal abre vagas para cursos livres
Publicado em: 06/06/2023 11h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP reforça a importância de atualização cadastral de estudantes para distribuição no programa Leve Leite
Publicado em: 05/06/2023 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação