Notícias
Estudantes criam histórias e fazem mesa de autógrafo para receber familiares
Cerca de 100 estudantes dos 3ºs anos da EMEF Olavo Fontoura participaram do projeto “Pequenos Escritores”
Publicado em: 23/10/2023 14h20 | Atualizado em: 23/10/2023
“Era uma vez uma velhinha que morava dentro de um sapato. Ela tinha tantos filhos que ela pensava quantos filhos ela tinha: – Eu tenho doze filhos. Que nada eu tenho quarenta e dois, não eu tenho vinte e quatro”. É assim que começa o livro escrito por Davi Teixeira Bueno, do 3º Ano B. Leia aqui a história completa em sua versão digital. E uma dica: faça isso com um fone de ouvido, pois irá escutar o som do folhear das páginas.
Esta é uma das 100 histórias criadas por estudantes dos 3°s anos, da EMEF Olavo Fontoura que participaram do projeto “Pequenos Escritores”, em que cada aluno teve oportunidade de escrever seu próprio livro e desenhar suas ilustrações. A apresentação do resultado final do projeto ocorreu no último sábado (21). As crianças tiveram um momento de mesa de autógrafos e as famílias ficaram emocionadas com o resultado de todo trabalho.
Produção dos livros
Cada sala optou por uma forma de trabalhar o projeto. Uma turma fez a leitura de “A melhor família do mundo”, de Suzana Lópes, e após debate escreveram sobre si e suas famílias, além de produzirem as ilustrações para o livro coletivo do 3º A. Outra fez a reescrita do texto “A família que morou dentro de um sapato”, de Jéssica Iancoski, e assim surgiram as inúmeras versões do 3º B, como a que lemos no início da matéria.
Também teve o reconto de “A grande fábrica de palavras”, de Agnès de Lestrade, feitos pelo 3º C. E, ainda, no 3º D levantaram memórias pessoais e com a ajuda da família foram “tecendo” sua própria colcha de retalhos, além dos registros escritos, já que que fizeram a leitura de “Colcha de retalhos”, de Nye Ribeiro da Silva.
A forma para registrar as criações também variaram entre escrita de próprio punho e digitação, utilizando recursos do Laboratório de Educação Digital. Além disso, ao compartilharem seus livros com os colegas e familiares, as crianças desenvolvem habilidades de expressão oral e a capacidade de apresentar suas criações de maneira articulada e confiante.
Com o projeto, as crianças usaram a imaginação e a criatividade, exploraram diferentes técnicas de desenho, expressaram suas ideias, tiveram a oportunidade de avançar em suas habilidades de comunicação, entre outras.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Relacionadas
EduCOP 30 envolve estudantes da Rede Municipal em debates sobre clima e projetos de intervenção
Publicado em: 19/11/2025 4h30 - em Educomunicação
Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Publicado em: 19/11/2025 3h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
11ª edição dos Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus movimenta o CEU Alto Alegre
Publicado em: 19/11/2025 1h02 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
SME apresenta Plano de Ação da Gestão de Riscos para Integridade
Publicado em: 18/11/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta oferecem programação para a comunidade no feriado
Publicado em: 18/11/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação