Notícias

Estudante de escola municipal é aprovado em três universidades públicas

Matheus Gabriel passou na USP, Unicamp e Unesp; ele foi aluno da EMEFM Guiomar Cabral do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

Publicado em: 15/02/2023 12h20 | Atualizado em: 15/02/2023
Fotografia em fundo cinza claro, ao centro a imagem de um estudante com a cabeça raspada, os braços em frente ao corpo com a pintura do nome das universidades USP e UNICAMP

Matheus Gabriel, de 18 anos, comemorando suas aprovações.

Matheus Gabriel Castro Brito, de 18 anos, estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Guiomar Cabral, na DRE Pirituba/Jaraguá, desde o 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ele foi aprovado em três universidades públicas: USP, Unicamp e Unesp para os cursos de História, Ciências Sociais e Geografia, respectivamente.

Das três possibilidades de estudo nas renomadas instituições superiores, o jovem optou por cursar História na USP e já está matriculado. Matheus mora em Pirituba, região norte da capital paulista, é filho de Michelli Castro, motorista de aplicativo e dona de casa, e de Erique Silva de Alfredo, coordenador de telemarketing.

Na EMEFM Guiomar Cabral, Matheus conta que teve apoio de dois docentes: a professora de Língua Portuguesa Ana Lúcia de Souza, que o fez acreditar que era capaz de atingir seus objetivos; e do professor Otávio Lemes, de História, com suas aulas didáticas e o incentivo para que eles prestasse vestibular.

Matheus acredita que o ensino público superior permite que as pessoas mudem sua realidade. “Não é porque a pessoa vem de origem humilde que não pode estudar nas melhores universidades”, disse.

Para ser aprovado, o estudante conta que encarou uma rotina puxada no final do Ensino Médio. Começava o cursinho preparatório no período da manhã, às 7h40 até 12h10, na região do Carrão. Depois, se deslocava para Mooca para fazer o curso do SENAI, das 13h20 às 17h15. Ao final do dia, voltava para Pirituba para ir às aulas na EMEFM Guiomar, das 19h10 até as 22h50. “Fui uma jornada muito difícil para chegar até aqui”, contou Matheus.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440