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Estudante com autismo participa das Olimpíadas Estudantis na competição de tênis de mesa

Gerson Vallejos, estudante do 6º ano, participa ativamente das aulas de Educação Física e do projeto de esportes com raquetes.

Publicado em: 28/09/2018 14h49 | Atualizado em: 30/11/2020

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O estudante com autismo Gerson Vallejos, do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, representou sua escola na etapa regional das Olimpíadas Estudantis 2018 na modalidade tênis de mesa, disputada no dia 11 de setembro no Clube Esperia.

O professor Eder Magalhães, responsável pelas aulas de Educação Física da turma em que Gerson estuda, relata que desde o início do ano letivo o estudante vem evoluindo gradativamente em relação ao desempenho esportivo e às interações sociais por conta da sua participação nas aulas de Educação Física, com as práticas corporais do frescobol, badminton, tênis e tênis de mesa, e também no projeto de esportes com raquetes.

“Gerson gostava de realizar as atividades sozinho e evitava interações com outros colegas. Ele pegava a raquete e a bolinha e ficava tentando fazer os movimentos de controle”, comenta Eder.

Aos poucos, o professor e o estudante foram se aproximando no decorrer das práticas, passando a interagir durante as atividades. No mês de abril, durante a reunião de pais e mestres, a mãe de Gerson, Maria Vallejo, procurou a coordenação pedagógica da unidade para comentar sobre o estado de felicidade de seu filho durante as aulas de Educação Física e solicitar mais informações sobre o projeto de esportes com raquetes que acontece na extensão de jornada escolar. De acordo com Maria, as atividades esportivas desenvolvidas por Gerson na unidade educacional colaboram para o desenvolvimento de seu filho. “Às vezes ele tenta jogar comigo, se exercita bastante, coisas que ele não fazia antes”, afirma Maria.

Todos os acontecimentos sobre a participação do estudante nas aulas eram relatados para a Professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Gabriela Vignon. O estudante fazia parte de uma turma da SRM, atendida pela Professora na extensão de jornada, junto com outros estudantes.

Para a Professora Gabriela, Gerson ensinou muito sobre o autismo e individualidade. “Nossa felicidade ao ver sua mudança e melhora me leva a concluir que as necessidades são particulares. Foi preciso entender que o atendimento individualizado em uma sala especial não era mais o que ele precisava, era preciso permitir que ele seguisse, pois era capaz, e foi assim que Gerson alcançou seu melhor”, revela Gabriela.

Gerson participa, no ritmo dele, de todas as atividades. Os demais estudantes compreendem que o jogo com o Gerson tem outra dinâmica. Os colegas colaboram e participam da integração dele com os desafios propostos no decorrer das aulas do projeto.

Competição – A participação nas Olimpíadas Estudantis foi a primeira competição disputada por Gerson.
Ele experimentou a liberdade de passear no ônibus dividindo o lanche com os amigos, de ir pra mesa na hora dos jogos, de subir no pódio junto com outros estudantes e receber sua medalha de participação. “Era impressionante ver a alegria no rosto dele”, afirma Eder. “Eu o vi nas Olimpíadas Estudantis sorrindo o tempo todo. Jogando, correndo, brincando e dançando. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da minha experiência profissional”, ressalta o professor.

Ao ser perguntado sobre o projeto, Gerson afirma que gosta das aulas de tênis e de tênis de mesa. “E o que mais gostei, nas Olimpíadas, foi ter ficado em ‘1º lugar’”, revela o estudante.

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Além de toda evolução no controle motor e nas habilidades relacionadas aos esportes com raquetes, Gerson apresenta, hoje, muito mais autonomia e confiança para fazer qualquer atividade que seja proposta. Criou vínculos de amizade e pertencimento e, principalmente, está feliz. “Aquele estudante que no começo do ano dificilmente seria visto sorrindo pela escola, hoje se encontra muito diferente”, observa Eder.

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