Notícias
Estrangeiros concluem o primeiro módulo do curso de Português para imigrantes
Iniciativa promovida por meio de parceria entre as Secretarias de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania
Publicado em: 04/09/2018 15h59 | Atualizado em: 04/05/2021Cerca de 200 jovens e adultos estrangeiros que vivem na cidade de São Paulo celebraram, na noite do dia 11 de dezembro, a conclusão do primeiro módulo do curso de Língua Portuguesa do Programa Portas Abertas para Imigrantes. O curso é oferecido em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado e reúne estudantes de 28 nacionalidades.
O evento ocorreu no Centro de Educação Unificado (CEU) Jambeiro, na região de Guaianases, e reuniu estudantes das nove escolas que oferecem a formação. Houve apresentação de danças típicas e de poesias.
As aulas iniciaram no dia 28 de agosto na Rede Municipal de Ensino e as turmas são compostas por estudantes provenientes dos seguintes países: Suécia, Angola, Argentina, Benim, Bolívia, Chile, Colômbia, Congo, Cuba, Eslovênia, Etiópia, Ganes, Haiti, Índia, Inglaterra, Jordânia, Male, Marrocos, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Síria, Togo, Turquia e Venezuela.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem como objetivo oferecer o ensino da língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino em regiões de alta vulnerabilidade social da cidade, onde há pouca oferta de cursos de português e com maior incidência de população imigrante.
O curso é oferecido em nove escolas municipais:
Zona Norte – EMEF Dona Angelina Maffei Vita (Casa Verde), EMEF João Domingues Sampaio (Vila Maria), EMEF Infante Dom Henrique (Canindé) e EMEF Vereador Antonio Sampaio (Santana).
Zona Leste – EMEF Profa. Conceição Aparecida de Jesus (A.E. Carvalho), EMEF José Maria Whitaker (Cidade Satélite), EMEF Dr. Fábio Silva Prado, EMEF Arthur Azevedo(Moóca) e EMEF CEU Jambeiro (Guaianases).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estande da SME na Expo Favela apresenta políticas públicas da Educação
Secretaria Municipal de Educação
SME lança plataforma com dados sobre ações realizadas durante a pandemia
Secretaria Municipal de Educação
II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo ocorre nesta sexta-feira (1)
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Portas Abertas - SME convoca professores interessados em docência de Língua Portugues para migrantes
Secretaria Municipal de Educação
EMEF Padre Batista promove sarau com participação de rapper e DJ
Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal apresenta peça de teatro sobre cultura africana
Relacionadas

Estande da SME na Expo Favela apresenta políticas públicas da Educação
Publicado em: 01/12/2023 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

SME lança plataforma com dados sobre ações realizadas durante a pandemia
Publicado em: 01/12/2023 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo ocorre nesta sexta-feira (1)
Publicado em: 01/12/2023 11h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Portas Abertas – SME convoca professores interessados em docência de Língua Portugues para migrantes
Publicado em: 30/11/2023 5h34 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Padre Batista promove sarau com participação de rapper e DJ
Publicado em: 30/11/2023 12h57 - em Secretaria Municipal de Educação