Notícias

Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional

Os quatro projetos mais votados desenvolvidos nas DRES foram exibidos na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 30/11/2016 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020

FotoApresentacaoEstagiarios2.png

Os estagiários do Departamento de Supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) apresentaram seus projetos de intervenção educacional na Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos (EMEBS) Hellen Keller. O tema dos trabalhos é definido pela Supervisão e o deste ano foi a proposição de ações voltadas à melhora da educação alimentar nos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. Entre os projetos realizados, os próprios estagiários votaram em quatro, que foram apresentados no evento, ocorrido em 25 de novembro.

As estagiárias Jaqueline Guilherme, Lidiane Cuba e Paloma Araújo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó/Brasilândia, apresentaram seu projeto de elaboração de uma cartilha para orientar os professores para a educação nutricional das crianças, além de atividades que visassem estimular o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras e conscientizar sobre o desperdício. O material contém sugestões abrangendo desde o teatro de fantoches até oficinas culinárias e atividades a se desenvolver nas hortas escolares.

Nas unidades educacionais visitadas, 85,7% registraram aumento no consumo de frutas e hortaliças e 83% dos representantes apontaram a redução no desperdício como maior contribuição da iniciativa.

Já na DRE São Mateus, as estagiárias Bianca de Lima, Cecília América e Isabela Damasceno optaram por envolver os pais de alunos e elaboraram um livro colaborativo que circularia entre as famílias cujos filhos estudassem em escolas da DRE, para que contribuíssem com um relato de uma experiência relacionada à educação alimentar. A atividade poderia ser a preparação de uma receita, um jogo ou passeio que envolvesse de alguma forma a alimentação ou a apresentação de uma história.

Ana Carolina Zanetti, Maíra Conte Chaves e Vinícius Barbosa, da DRE Ipiranga realizaram oficinas com pais e educadores, explicando sobre o valor nutricional de alimentos naturais e processados e entregando materiais como CDs com músicas educativas sobre a alimentação e panfletos com receitas saudáveis, dicas alimentares e um resumo do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Os estagiários Lucas Nasraui, Bárbara de Oliveira e Tainá Antunes, da DRE Butantã, organizaram um projeto de renovação dos refeitórios, tornando a decoração mais atraente e usando desenhos feitos pelas próprias crianças. Além disso, os cardápios passaram a ser expostos, utilizando também desenhos e fotos, que retratam os alimentos de forma atraente para o público infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Intersetorialidade na Educação Integral

Intersetorialidade na Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.415 1.416 1.417 1.418 1.419 1.489