Notícias

Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional

Os quatro projetos mais votados desenvolvidos nas DRES foram exibidos na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 30/11/2016 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020

FotoApresentacaoEstagiarios2.png

Os estagiários do Departamento de Supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) apresentaram seus projetos de intervenção educacional na Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos (EMEBS) Hellen Keller. O tema dos trabalhos é definido pela Supervisão e o deste ano foi a proposição de ações voltadas à melhora da educação alimentar nos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. Entre os projetos realizados, os próprios estagiários votaram em quatro, que foram apresentados no evento, ocorrido em 25 de novembro.

As estagiárias Jaqueline Guilherme, Lidiane Cuba e Paloma Araújo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó/Brasilândia, apresentaram seu projeto de elaboração de uma cartilha para orientar os professores para a educação nutricional das crianças, além de atividades que visassem estimular o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras e conscientizar sobre o desperdício. O material contém sugestões abrangendo desde o teatro de fantoches até oficinas culinárias e atividades a se desenvolver nas hortas escolares.

Nas unidades educacionais visitadas, 85,7% registraram aumento no consumo de frutas e hortaliças e 83% dos representantes apontaram a redução no desperdício como maior contribuição da iniciativa.

Já na DRE São Mateus, as estagiárias Bianca de Lima, Cecília América e Isabela Damasceno optaram por envolver os pais de alunos e elaboraram um livro colaborativo que circularia entre as famílias cujos filhos estudassem em escolas da DRE, para que contribuíssem com um relato de uma experiência relacionada à educação alimentar. A atividade poderia ser a preparação de uma receita, um jogo ou passeio que envolvesse de alguma forma a alimentação ou a apresentação de uma história.

Ana Carolina Zanetti, Maíra Conte Chaves e Vinícius Barbosa, da DRE Ipiranga realizaram oficinas com pais e educadores, explicando sobre o valor nutricional de alimentos naturais e processados e entregando materiais como CDs com músicas educativas sobre a alimentação e panfletos com receitas saudáveis, dicas alimentares e um resumo do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Os estagiários Lucas Nasraui, Bárbara de Oliveira e Tainá Antunes, da DRE Butantã, organizaram um projeto de renovação dos refeitórios, tornando a decoração mais atraente e usando desenhos feitos pelas próprias crianças. Além disso, os cardápios passaram a ser expostos, utilizando também desenhos e fotos, que retratam os alimentos de forma atraente para o público infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.511