Notícias

Espetáculo infantil premiado é disponibilizado on-line para professores e estudantes

A peça "A Travessia de Maria e seu irmão João", da Cia Arthur-Arnaldo, conta também com materiais pedagógicos, em parceria com o projeto Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 03/05/2021 19h03 | Atualizado em: 03/05/2021
fotografia de cena da peça A Travessia de Maria e seu Irmão João

Estudantes e educadores da Rede Municipal Paulistana poderão utilizar em suas aulas material audiovisual e pedagógico sobre o premiado espetáculo infantil “A Travessia de Maria e seu irmão João”. Iniciativa é desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), e a Companhia de Teatro Arthur-Arnaldo.

A peça é uma adaptação do conto João e Maria, a partir da versão do escritor Neil Gaiman.  Ela recebeu o prêmio de melhor espetáculo infantil na categoria de reconto em 2019 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). A proposta também foi contemplada com o Premio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura para a circulação por teatros e escolas públicas, mas, com a pandemia, a peça teatral foi adaptada para plataforma on-line.

Além do espetáculo em versão audiovisual, foi elaborado um kit pedagógico com propostas de atividades de mediação e uma coleção com sete minidocumentários sobre os bastidores da criação para que os professores e estudantes possam fazer a fruição da obra e conhecer as peculiaridades da peça. Os vídeos ampliam o olhar dos espectadores, apresentando elementos de criação, como figurinos, adereços, cenário, trilha sonora, iluminação e sua adaptação para a tela. As atividades encaminhadas podem ser realizadas por crianças e jovens, antes ou depois de assistirem ao conteúdo.

Para os coordenadores do Projeto Academia Estudantil de Letras na SME, a ação beneficiará os educadores e estudantes que trabalham com teatro e literatura e, em especial, os que aderiram ao projeto nas unidades.  “Eles terão a oportunidade de se inspirar com a estética utilizada pela Cia de teatro, perceber os recursos de criação e, quem sabe, partirem também para a elaboração de uma peça teatral on-line”, comenta Samir Mustapha.

Assista à peça “A Travessia de Maria e seu Irmão João” e acesse o kit materiais, até o dia 14 de maio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem da fachada do 1º CEU Sustentável

SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs 

Publicado em: 15/09/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher com cmiseta branca em uma mesa dialoga e faz sinais com a mão

Educação paulistana fortalece integridade e transparência na gestão

Publicado em: 11/09/2026 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

SME abre inscrições para professores que desejam atuar nos CIEJAs em 2027

Publicado em: 11/09/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas fotografias com cartazes e objetos decorativos.

Escolas municipais definem ações para melhorar atendimento na Educação Infantil 

Publicado em: 10/09/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.697