Notícias

Escritor e ilustrador Stephen M. King visita EMEF Antonio Carlos de Abreu Sodré

Autor australiano contou parte de sua história de vida, fez ilustrações e conversou com estudantes

Publicado em: 05/12/2018 14h41 | Atualizado em: 30/11/2020

stephen_740x430.jpg

Na quarta-feira, 14 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antonio Carlos de Abreu Sodré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, recebeu a visita do escritor e ilustrador australiano Stephen M. King.

O encontro foi organizado pela Equipe Gestora da Unidade em conjunto com a Professora de Sala de Leitura (POSL) Claudete L. dos Santos. Estiveram presentes as responsáveis pelo núcleo de Sala de Leitura na Secretaria Municipal de Educação (SME), Nágila Euclides da Silva Polido e Edileusa Andrade de Carvalho, e a responsável pela frente de Sala de Leitura na DRE Santo Amaro, Cláudia Gonçalves da Silva.

Antes da visita do autor, foi realizado um projeto, durante um mês, com o objetivo de conhecer o escritor e sua obra. Foram feitas leituras de livros na Sala de Leitura, seguidas de reflexões sobre os temas abordados, biografia do autor e conversas sobre a Austrália. Os mediadores de leitura também leram outros títulos, nas sessões de leitura semanal, e os estudantes fizeram ilustrações, que posteriormente foram expostas nos corredores. Na Sala de Informática, com o auxílio do Professor de Informática Educativa (POIE) André Torres, foi produzido vídeo com apresentação de ilustrações dos estudantes inspiradas no livro “Pedro e Tina, uma amizade muito especial”. Uma cópia do vídeo produzido foi entregue ao escritor durante a visita. “Acreditamos que o resultado foi muito positivo no sentido da aquisição de conhecimentos múltiplos, envolvimento da comunidade escolar e principalmente na vivência experimentada pelos alunos. Foi inspirador”, conta a POSL Claudete L. dos Santos.

A atividade realizada na Sala de Leitura da Unidade Educacional reuniu estudantes dos 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, acompanhados por mediadores de leitura. Durante a visita, o escritor, com o auxílio de intérprete, contou sobre sua história, inspirações, respondeu perguntas, desenhou, deu autógrafos, explicou técnicas de desenho e realizou malabarismos.

Ao decorrer da visita, os estudantes dos 1º e 2º anos entregaram, ao autor, envelopes com desenhos e mensagens, como cumprimentos e boas vindas em inglês, realizados com o auxilio da professora de inglês, Roseli A. Teixeira. Mediadores de leitura da Unidade também presentearam o autor com uma camiseta do Brasil e camiseta e caneta personalizada dos mediadores de leitura da Unidade Escolar.

Também foi proporcionada, ao escritor e sua equipe, uma recepção na secretaria com diversos alimentos típicos brasileiros, como pão de queijo, brigadeiro e goiabada.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem em formato horizontal mostra um ambiente de escritório moderno e iluminado. Em primeiro plano, uma estudante faz anotações em um caderno ao lado de um notebook aberto com uma página sobre um programa de estágio. Sobre a mesa há livros, cadernos, canetas, um porta-lápis, uma planta e um copo térmico. Ao fundo, outro estudante trabalha em um computador. O ambiente transmite uma rotina de aprendizagem, desenvolvimento profissional e atividades administrativas, sem a presença de crianças.

Programa de Estágio da SME abre oportunidades para estudantes universitários

Publicado em: 23/07/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora auxilia estudantes em sala de aula. As crianças aparecem de costas, sentadas em carteiras escolares enquanto realizam atividades. Ao fundo, há quadro, mural, estantes e materiais pedagógicos em um ambiente iluminado por luz natural.

Aprender sem Limite e Parceiros da Aprendizagem oferecem estágio para licenciandos 

Publicado em: 23/07/2026 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Alvarenga

CEUs da zona Sul recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 23/07/2026 3h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placeholder Sme Novo

Nota oficial – ocorrência no CEI parceiro Luz do Brás

Publicado em: 22/07/2026 9h04 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de mulher negra sentada em uma mesa

Educação terá novos concursos públicos para contratação de 4,5 mil professores

Publicado em: 22/07/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.680