Notícias

Escolas promovem “Leituraço!” no Junho Migrante

Iniciativa prevê momentos de leitura mediada que valorizam a cultura e histórias os povos migrantes

Publicado em: 13/06/2022 17h06 | Atualizado em: 13/06/2022
fotografia de uma sobreposição de livros com temática de migrantes

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da equipe da Sala Espaço e Leitura, realiza neste mês de junho a 1º edição do “Leituraço! Junho Migrante”. Nesta edição, a ação tem como objetivo promover e valorizar a cultura e histórias dos povos migrantes.

Para ampliar os acervos das salas de leitura e promover o Leituraço, foram enviados para as unidades de Educação infantil, 11 novos títulos com dois exemplares cada. No Ensino Fundamental, Médio e EJA, cada escola recebeu 28 títulos com dois exemplares cada. Entre as obras estão “Refugiados”, “Migrantes”, “Migrando” e “A viagem”.

O objetivo do projeto é oferecer uma mediação com os estudantes que valorize e permita a apropriação do acervo da Sala de leitura e das reflexões propostas no Leituraço! A iniciativa faz parte das ações do Junho Migrante, porém, é importante que as unidades planejem outros momentos como este durante o ano letivo.

O projeto “Leituraço!” – está presente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP) desde 2014 e propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações africanas, afro-brasileira, indígena e povos migrantes.

A ação contribui para o aumento de repertório e enfatiza a importância, potência e riqueza dessas populações, auxiliando na desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário em torno delas e fortalece as identidades de estudantes e educadores.

A educação antirracista e antixenofóbica é uma premissa da RMESP e deve ser compreendida como mais um momento, dentre tantos outros, de práticas intencionais que têm por objetivo a valorização de diferentes culturas, além da ampliação de repertório positivo acerca dessas populações.

Veja o material orientador do “Leituraço! Junho Migrante”. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher negra com capacete e colete amarelo-limão segurando um mapa. Ao fundo um prédio em construção.

Mulheres interessadas na Construção Civil poderão estudar de graça no CEU Heliópolis

Publicado em: 26/02/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Sessões Especiais (1)

Estudantes participam de sessões especiais da série “As Meninas da Garagem Secreta”

Publicado em: 26/02/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Em uma guarda de esportes, duas pessoas de cadeiras de rodas conversam com uma turma de estudantes com uniformes da prefeitura de SP

Estudantes da EMEF Profa. Josefa Nicácio Araújo participam de vivência em Centro Paralímpico

Publicado em: 24/02/2026 3h10 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Kit Material E Uniforme

Está disponível novo lote de créditos para material e uniforme para estudantes da Rede Municipal 

Publicado em: 24/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes do CELP com livros nas mãos
«1 2 3 1.627