Notícias

Escolas municipais recebem 7,5 mil notebooks

Além da renovação dos equipamentos, os CEUs Perus e Feitiço da Vila, ganham óculos que convertem textos em áudio.

Publicado em: 24/05/2019 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

notebooks_740x430 1.jpg

Secretaria Especial de Comunicação

As escolas da rede municipal receberam nesta sexta-feira (29), 7,5 mil notebooks para uso administrativo. Em 2018 foram instalados 16.830 notebooks, destinados aos laboratórios e ambientes administrativos das unidades de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o prefeito Bruno Covas, São Paulo que já foi a cidade dos barões do café, das grandes indústrias têxteis hoje, e cada vez mais, tem que ser a cidade do conhecimento, da tecnologia e da inovação. “Temos que criar cada vez mais essa cultura da tecnologia nos nossos alunos. Além do analfabetismo nós também temos que combater o analfabetismo digital, que também dificulta o acesso das pessoas ao mercado de trabalho”, disse.

O prefeito visitou o CEU Perus nesta sexta-feira (29) para a entrega simbólica dos computadores à rede municipal. Acompanhado dos secretários João Cury Neto (Educação), Alexandre Youssef (Cultura) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), Bruno Covas também anunciou a entrega de dois pares de óculos para pessoas com deficiência visual às bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Perus, na Zona Norte, e Feitiço da Vila, no Campo Limpo, Zona Sul.

Na ocasião, o prefeito também assinará uma portaria intersecretarial estabelecendo comunicação entre as secretarias de Educação e de Cultura para ações culturais nos CEUs.

“Pouco importa onde a população bate na porta. Ela precisa ser atendida com os mesmos direitos e o mesmo respeito. Não tem sentido as secretarias não se conversarem”, destacou o prefeito.

Áreas pedagógica e administrativa serão beneficiadas

A aquisição dos notebooks é um benefício para todo o corpo pedagógico e administrativo das unidades, facilitando processos e tarefas do corpo discente. O investimento total para a compra de computadores é de R$ 20 milhões e inclui instalação e configuração das máquinas. Os óculos entregues nos CEUs permitem que qualquer pessoa com deficiência visual possa acessar o conteúdo de livros, jornais e revistas, por meio de câmera inteligente que escaneia e transforma o conteúdo de textos em áudio.

“Acreditamos na utilização das tecnologias como forma de inclusão e a administração trabalha para trazer melhoria para toda a população”, afirma o secretário João Cury Neto.

Para Cid Torquato, a iniciativa faz parte do plano de fornecer tecnologia a estudantes com deficiências da rede municipal de ensino.

“Ela atenderá uma demanda crescente, já que a população com deficiência está cada vez mais na rua e nos espaços públicos”, diz Torquato.

Segundo dados do IBGE, a cidade de São Paulo tem hoje 345,5 mil pessoas com deficiência visual.

O projeto de renovação do parque de informática da rede municipal teve início em 2017.

Veja as fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211