Notícias
Escolas Municipais realizam eleições de Grêmios Estudantis com urnas eletrônicas
Parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) permitiu a realização de eleições com urnas oficiais
Publicado em: 01/04/2025 16h14 | Atualizado em: 01/04/2025
Eleições do Grêmio Estudantil na EMEF Professora Belkice Manhaes Reis
Dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da capital paulista realizaram as eleições para os Grêmios Estudantis com as urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) durante o mês de março.
O processo de eleição das chapas dos grêmios estudantis das escolas selecionadas contaram com a parceria do TRE-SP durante o processo eleitoral, os profissionais auxiliaram os estudantes, organizando os espaços, orientando sobre o funcionamento das urnas, comunicando a importância do exercício da cidadania. Um treinamento com os estudantes também foi realizado para orientar e prepará-los como mesários para todo o processo.
O objetivo da parceria é tornar o processo organizado nas EMEFs ainda mais semelhante ao de uma eleição tradicional. Para isso foram organizados títulos eleitorais especiais para as crianças e adolescentes, de uma forma que o código EOL de cada estudante fosse utilizado no processo e impresso como um comprovante de votação para os jovens eleitores. No momento de ir para as urnas, as chapas cadastradas contavam com os seus próprios números e fotos.
Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, o processo organizado entre a Secretaria Municipal de Educação e o TRE-SP fortalece o Programa Grêmio Estudantil já implementado em mais de 600 escolas municipais. “As agremiações são uma ferramenta essencial para a garantia da democracia e cidadania no ambiente escolar, proporcionando aos estudantes a vivência de um processo eleitoral desde cedo e preparando-os para se tornarem futuros eleitores conscientes e participativos”.
Confira as escolas que pariticparam da ação com o TRE-SP: EMEF Professora Belkice Manhaes Reis, EMEFM Rubens Paiva, EMEF Jardim Fontalis, EMEF Cel. Hélio Franco Chaves, EMEF Presidente Prudente de Moraes, EMEF Joaquim Nabuco, EMEF Jardim Damasceno I, EMEF Érico Veríssimo, EMEF Desembargador Sebastiao Nogueira de Lima e EMEF Ministro Aníbal Freire.
Programa Grêmio Estudantil
Os Grêmios Estudantis influenciam a vida escolar na promoção de um ambiente mais participativo e inclusivo. Os estudantes gremistas têm a chance de influenciar positivamente a vida escolar, representando os interesses dos estudantes e promovendo um ambiente mais participativo e inclusivo. Além disso, participar do Grêmio Estudantil oferece oportunidades de desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe, organização de eventos, negociação e comunicação.
Atualmente existem 627 agremiações nas unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Filme "O Agente Secreto", indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, tem exibição gratuita nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona sul recebem vacinação antirrábica para cães e gatos no final de semana
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no sábado (24)
Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública mobiliza a sociedade e recebe quase duas mil contribuições sobre a gestão das EMEFs
Secretaria Municipal de Educação
Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões
Secretaria Municipal de Educação
Divisão de Currículo da SME abre inscrições para vagas nas equipes dos núcleos de Gênero e Diversidade, Relações Étnico-Raciais e Leitura e Literatura/AEL
Relacionadas
Filme “O Agente Secreto”, indicado ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro, tem exibição gratuita nos CEUs
Publicado em: 23/01/2026 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona sul recebem vacinação antirrábica para cães e gatos no final de semana
Publicado em: 23/01/2026 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem Dia D de vacinação no sábado (24)
Publicado em: 23/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Consulta pública mobiliza a sociedade e recebe quase duas mil contribuições sobre a gestão das EMEFs
Publicado em: 22/01/2026 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões
Publicado em: 22/01/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação