Notícias

Escolas municipais de SP apoiam aleitamento materno com espaço para amamentação e recebimento de leite

Ações são reconhecidas por meio de iniciativa da SME chamada CEI Amigo do Peito; na última edição foram distribuídos 280 selos

Publicado em: 13/07/2021 10h57 | Atualizado em: 13/07/2021

 

Duas mães amamentando seus bebês no espaço do CEI.
Na foto as mães estão sem máscaras porque a imagem foi realizada antes da pandemia.

O CEI Casa da Infância do Menino Jesus, localizado no Jardim Ester Yolanda, próximo ao Rio Pequeno, é um dos 280 Centros de Educação Infantil (CEIs) que apoiam e incentivam o aleitamento materno. A unidade possui o selo CEI Amigo do Peito, uma campanha educativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE).

As inscrições para o Selo CEI Amigo do Peito 2021 estão abertas até o dia 16 de julho. Acesse aqui o formulário único que deve ser respondido e enviado por todos os CEIs do município de São Paulo.

Todo ano a SME reconhece escolas que possuem ações que promovem o aleitamento materno das crianças matriculadas, seja por meio de espaços específicos para amamentação ou recebendo o leite materno congelado para oferta às crianças durante o período de permanência na unidade. Em 2019 foram entregues 280 selos, no ano anterior, foram 93. Em 2020 a campanha não foi realizada por conta da pandemia.

Manoela Soares Cruz, diretora do CEI Casa da Infância do Menino Jesus, explica que assim que a família chega para fazer o cadastro na unidade, as mães são incentivadas a manter o aleitamento.

“Esta é uma preocupação de parte das mães, antigamente havia essa visão de que era necessário ter de desmamar para a criança entrar na escola. Aqui, as lactaristas têm o preparo para receber o leite congelado, bem como o processo de descongelamento e oferta, também há opção de a mãe vir no horário que quiser. A creche está sempre de portas abertas.”

Hoje a unidade atende 277 crianças, de 0 a 3 anos. A diretora que também amamenta seu filho de 2 anos, aluno do CEI, conta que a escola possui um espaço dedicado à amamentação, entretanto, a mãe pode optar em fazê-lo em qualquer lugar da escola.

“O ato de amamentar é nutritivo e há ainda a questão do vínculo afetivo. Estabelecemos essa parceria com as mães, que validam essa importância. Temos esse olhar aguçado.”

Durante a pandemia, com o atendimento reduzido de alunos, muitas atividades foram realizadas de forma on-line, como lives sobre os benefícios do aleitamento materno.

Ações de aleitamento materno no CEI

Na Unidade Educacional, o acolhimento é um dos processos fundamentais entre as crianças, famílias e educadoras. As ações demonstram a preocupação e a intenção de proporcionar às mães e aos bebês a continuidade do vínculo através dos momentos das mamadas.

Além disso, há formação com a equipe, diálogo com as famílias após a matrícula sobre amamentação que é realizado pelas Auxiliares de Enfermagem, Nutricionista e Coordenadora Pedagógica.

Para a amamentação no CEI as famílias são orientadas a usarem os espaços que se sentirem à vontade para esse momento tão importante, algumas preferem ficar em um espaço mais reservado como o cantinho da amamentação, outras preferem ficar na sala. A escolha do espaço é a mamãe quem faz.

A escola também recebe, armazena e oferece leite materno congelado enviado pelas mães. Os processos são realizados de acordo com as orientações estabelecidas pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE).

CEI Amigo do Peito

Para ser reconhecido com o Selo Cei Amigo do Peito é necessário desenvolver ações de promoção ao aleitamento materno organizadas em três eixos que consideram os ambientes educativos e todos os atores envolvidos, como família, equipe e ambiente escolar. Serão consideradas aptas a receberem o selo as unidades que afirmarem realizar no mínimo 50% das ações propostas em cada eixo. O selo possui renovação anual.

Saiba mais sobre a Campanha CEI Amigo do Peito.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299